A CRIANÇA E O CONSUMO SUSTENTÁVEL: UMA ABORDAGEM DA CONSTRUÇÃO MIDIÁTICA DA SUBJETIVIDADE NO CONTEXTO AMBIENTAL

  • Isabelle Bezerra Bem Faculdade Paraíso do Ceará
  • Hommel Pinheiro Lima Faculdade Paraíso do Ceará

Resumo

: As mudanças nos padrões organizacionais, que primam por políticas de certificação ambiental cada vez mais rígida, visando à preservação do meio ambiente, esquecem-se da educação para o consumo. A expansão do consumo alcança patamares maiores a cada ano, sendo impossível desvincular a prática do consumo do cotidiano dos jovens. Entretanto deve-se compreender a prática de consumir não como nociva, mas passiva de adequação ao cenário atual de escassez de recursos primários. Buscou-se compreender de que forma a Cultura das mídias impacta nas decisões pertinentes ao consumo de bens e serviços relacionados ao público infantojuvenil e qual a percepção desses indivíduos em relação as implicações ao meio ambiente. É neste contexto, que se apresenta o objetivo geral desta pesquisa: verificar a influência da mídia e da escola formal na construção do consumidor infantil e sua conscientização ambiental. Para tanto lançou-se mão de metodologia bibliográfica, exploratória e descritiva, com método quantitativo a partir da aplicação de um questionário misto com 194 estudantes de escolas públicas e privadas. Aponta-se como principal resultado o fato de que a escola se torna ferramenta fundamental na educação dos consumidores que se encontram imersos em teias ilusórias tecidas pela publicidade e reforçadas pelos grupos sociais e seus símbolos. O esclarecimento e direcionamento desse público jovem deve ocorrer dentro da escola, a qual necessita desenvolver nos alunos uma visão holística dos indivíduos e do meio em que vivem, sendo possível a formação de consciência e atitudes preconizadas na avaliação de ações críticas, em prol da sustentabilidade ambiental.  

Biografia do Autor

Isabelle Bezerra Bem, Faculdade Paraíso do Ceará
Bacharel em Administração pela Faculdade Paraíso do Ceará, membro do grupo de pesquisa em consumo e cibercultura da Univerisade Federal da Paraíba.
Hommel Pinheiro Lima, Faculdade Paraíso do Ceará
Bacharel em Administração de Empresas - Universidade de Fortaleza (1989). Mestre em Psicologia - Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidades de Fortaleza (2013) e Especialista em Gestão Empresarial e Negócios - Faculdade Unichristus (2006). Coordenador de pesquisa e professor titular do curso de Bacharelado em Administração e do curso Tecnólogo em Marketing da Faculdade Paraíso do Ceará (FAP). Coordenador do Núcleo de Estudos sobre Cultura, Consumo e Trabalho. Atua nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão e Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Administração da Faculdade Paraíso do Ceará (FAP), enfoca nas investigações as estratégias de negócios sob a perspectiva do comportamento do consumidor, a partir do referencial teórico do processo de decisão de compra do consumidor. Orienta trabalhos com ênfase nas decisões estratégicas das organizações. Diretor Sócio da Empresa Pinheiro & Alencar Serviços, atua como Consultor Empresarial e Instrutor nas áreas de Marketing e Comercial. Docente convidado da Pós-Graduação dos cursos de Administração e áreas afins.

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Publicado
2016-08-16
Como Citar
Bem, I. B., & Lima, H. P. (2016). A CRIANÇA E O CONSUMO SUSTENTÁVEL: UMA ABORDAGEM DA CONSTRUÇÃO MIDIÁTICA DA SUBJETIVIDADE NO CONTEXTO AMBIENTAL. Ciência E Sustentabilidade, 2(1), 56-81. https://doi.org/10.33809/2447-4606.21201656-81
Seção
Artigos