A CRIANÇA E O CONSUMO SUSTENTÁVEL: UMA ABORDAGEM DA CONSTRUÇÃO MIDIÁTICA DA SUBJETIVIDADE NO CONTEXTO AMBIENTAL

  • Isabelle Bezerra Bem Faculdade Paraíso do Ceará
  • Hommel Pinheiro Lima Faculdade Paraíso do Ceará

Resumen

: As mudanças nos padrões organizacionais, que primam por políticas de certificação ambiental cada vez mais rígida, visando à preservação do meio ambiente, esquecem-se da educação para o consumo. A expansão do consumo alcança patamares maiores a cada ano, sendo impossível desvincular a prática do consumo do cotidiano dos jovens. Entretanto deve-se compreender a prática de consumir não como nociva, mas passiva de adequação ao cenário atual de escassez de recursos primários. Buscou-se compreender de que forma a Cultura das mídias impacta nas decisões pertinentes ao consumo de bens e serviços relacionados ao público infantojuvenil e qual a percepção desses indivíduos em relação as implicações ao meio ambiente. É neste contexto, que se apresenta o objetivo geral desta pesquisa: verificar a influência da mídia e da escola formal na construção do consumidor infantil e sua conscientização ambiental. Para tanto lançou-se mão de metodologia bibliográfica, exploratória e descritiva, com método quantitativo a partir da aplicação de um questionário misto com 194 estudantes de escolas públicas e privadas. Aponta-se como principal resultado o fato de que a escola se torna ferramenta fundamental na educação dos consumidores que se encontram imersos em teias ilusórias tecidas pela publicidade e reforçadas pelos grupos sociais e seus símbolos. O esclarecimento e direcionamento desse público jovem deve ocorrer dentro da escola, a qual necessita desenvolver nos alunos uma visão holística dos indivíduos e do meio em que vivem, sendo possível a formação de consciência e atitudes preconizadas na avaliação de ações críticas, em prol da sustentabilidade ambiental.  

Biografía del autor/a

Isabelle Bezerra Bem, Faculdade Paraíso do Ceará
Bacharel em Administração pela Faculdade Paraíso do Ceará, membro do grupo de pesquisa em consumo e cibercultura da Univerisade Federal da Paraíba.
Hommel Pinheiro Lima, Faculdade Paraíso do Ceará
Bacharel em Administração de Empresas - Universidade de Fortaleza (1989). Mestre em Psicologia - Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidades de Fortaleza (2013) e Especialista em Gestão Empresarial e Negócios - Faculdade Unichristus (2006). Coordenador de pesquisa e professor titular do curso de Bacharelado em Administração e do curso Tecnólogo em Marketing da Faculdade Paraíso do Ceará (FAP). Coordenador do Núcleo de Estudos sobre Cultura, Consumo e Trabalho. Atua nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão e Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Administração da Faculdade Paraíso do Ceará (FAP), enfoca nas investigações as estratégias de negócios sob a perspectiva do comportamento do consumidor, a partir do referencial teórico do processo de decisão de compra do consumidor. Orienta trabalhos com ênfase nas decisões estratégicas das organizações. Diretor Sócio da Empresa Pinheiro & Alencar Serviços, atua como Consultor Empresarial e Instrutor nas áreas de Marketing e Comercial. Docente convidado da Pós-Graduação dos cursos de Administração e áreas afins.

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Publicado
2016-08-16
Cómo citar
Bem, I. B., & Lima, H. P. (2016). A CRIANÇA E O CONSUMO SUSTENTÁVEL: UMA ABORDAGEM DA CONSTRUÇÃO MIDIÁTICA DA SUBJETIVIDADE NO CONTEXTO AMBIENTAL. Ciência E Sustentabilidade, 2(1), 56-81. https://doi.org/10.33809/2447-4606.21201656-81
Sección
Artigos