Study of innovation and sustainability in the sustainable entrepreneurial process of the entreprise of Cariri.
Abstract
Quais são os fatores mais importantes para os colaboradores da empresa em relação a ações empreendedoras inovadoras e de responsabilidade socioambiental? Este estudo tem como objetivo descrever os fatores relevantes que caracterizam o perfil das empresas privadas da região do Cariri em relação às ações empreendedoras inovadoras de responsabilidade socioambiental, por meio da técnica estatística multivariada Análise Fatorial Exploratória. A sustentabilidade é de extrema importância para a população planetária, pois visa reverter a destruição causada na natureza, trazendo consigo justiça social e qualidade de vida, portanto, são necessárias atividades como inovação social e empreendedorismo sustentável, pois além de abranger áreas sociais e ambientais, agregam vantagem competitiva às organizações em relação à concorrência e aos clientes, afetando diretamente a imagem da empresa no mercado. Assim para a realização desta pesquisa foram aplicados questionários a 61 funcionários de 4 empresas de Juazeiro do Norte-CE e posteriormente foram analisados os dados descritivos e quantitativos através da utilização de análise fatorial exploratória que ajudou a reduzir o tamanho dos dados agrupar as variáveis de cada construto em fatores mais correlacionados, com a menor perda de informações possível. Na realização da análise fatorial exploratória, houve redução para o seguinte número de fatores: 6 fatores relacionados ao construto inovação, 5 fatores relacionados ao construto empreendedorismo sustentável, 3 fatores relacionados ao construto responsabilidade social e 2 fatores relacionados ao construto responsabilidade social. construção de responsabilidade ambiental.
Copyright (c) 2023 Ciência e Sustentabilidade

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.