ANÁLISE SWOT E TURISMO: UMA AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA NO PROJETO GEOPARQUE SERIDÓ/RN

  • Janaina Luciana de Medeiros UFRN
  • Marcos Antonio Leite do Nascimento UFRN
  • André Riani Costa Perinotto Universidade Federal do Piauí

Resumo

Este artigo focaliza a relação da análise SWOT com a atividade turística através de uma avaliação estratégica no Projeto Geoparque Seridó/RN. O projeto é composto, atualmente, pelos municípios de Cerro Corá, Lagoa Nova, Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas e Parelhas. Inicialmente foi feito o trabalho de obtenção de dados destes municípios, cuja pesquisa tem natureza exploratória, com base descritiva através do método da observação individual em campo, como também informações retiradas das entrevistas aplicadas aos sujeitos, que são os representantes das secretarias de turismo e de meio ambiente de seis municípios do referido projeto (Cerro Corá, Lagoa Nova, Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas e Parelhas), como também representantes de agências de viagens e outros profissionais que conhecem a prática do turismo na região do Seridó. Em seguida foi realizada a Matriz de Avaliação Estratégica, através da Análise SWOT, dos geossítios que integram o projeto. A partir da elaboração das matrizes de avaliação estratégica dos municípios do Projeto Geoparque Seridó, em forma de SWOT, evidenciou-se que, ao recorrer à análise e caracterização dos fatores expostos nessas matrizes, foi possível obter um diagnóstico contemplando a capacidade e a necessidade de intervenção desses elementos nos locais estudados, possibilitando levantar as potencialidades turísticas das localidades sob uma ótica mais ampliada sobre o que está acontecendo e como se encontram os geossítios e sua relação com o turismo até o presente momento.

Biografia do Autor

Janaina Luciana de Medeiros, UFRN
Possui Graduação em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, Brasil (2013); Especialização em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal da Paraíba, Campina Grande, Brasil (2014); Especialização em UNIAFRO: Política de Promoção da Igualdade Racial, pela Universidade Federal Rural do Semiárido, Mossoró, Brasil (2015); Mestrado em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil (2015). Tem experiência na área de Turismo e Educação Ambiental, Planejamento Turístico, Gestão Pública Municipal. Endereço: Rua Vereador Tomaz Pinheiro, 392, Bairro Antônio Rafael, CEP: 59380-000. Cidade: Currais Novos, Estado: Rio Grande do Norte. 
Marcos Antonio Leite do Nascimento, UFRN
Possui Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil (1998); Mestrado (2000) e Doutorado (2003) em Geodinâmica pela Pós-Graduação em Geodinâmica e Geofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua como Professor Efetivo (Full Professor) adjunto IV no Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil e na Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil. Tem experiência na área de geodiversidade, geoconservação, geoturismo e geoparque, com projetos, livros e inúmeros artigos publicados sobre esses temas. Endereço: Campus Universitário, S/N, Bairro Lagoa Nova, Caixa Postal 1678, CEP: 59078-970. Cidade: Natal, Estado: Rio Grande do Norte.
André Riani Costa Perinotto, Universidade Federal do Piauí
Possui Graduação em Turismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, Brasil, (2002); Especialização em Docência para Ensino Superior em Turismo e Hotelaria pelo SENAC/SP, São Paulo, Brasil (2004); Mestrado em Geografia (Organização do Espaço) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, Brasil, (2006); Doutorado em Ciências da Comunicação (Processos Midiáticos) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, Brasil, (2013). Atua como Professor Efetivo (Full Professor) da Universidade Federal do Piauí, Parnaíba, Brasil e Professor Permanente do Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos da Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Brasil. Tem experiência na área de Turismo e Comunicação, Ensino Superior e Turismo, Marketing Turísticos, Turismo e Mídias.

Referências

ALVES, I.; REZENDE, S. O.; NETO, O. J. de O.; DREES, C.; SANTANA, R. Aplicação do Modelo e Análise SWOT no Diagnóstico Estratégico de uma Propriedade Rural Especializada em Recria e Engorda de Bovinos de Corte. Revista administração-ação, n4, 2007, p. 22-39.

AZEVEDO, M.; COSTA, H. Métodos para avaliação da Postura Estratégica. Caderno de Pesquisas em Administração, v8,nº2, abr/jun., 2001, p. 1-18.

BANZATO, B. de M.; FAVERO, J. M.; AROUCA, J. A. C.; CARBONARI, J.H.B. Análise ambiental de unidades de conservação através dos métodos SWOT e GUT: O caso do Parque Estadual Restinga de Bertioga. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, v. 6, nº1, jan/dez. 2012, p. 38-49.

DUBRIN, A.J. Princípios de administração. Rio de Janeiro: LTC, 1998.

FONSECA, T. A. A. L. C. da. O paradigma do planejamento de emergência de proteção civil em Portugal. 2010, 313 f. Dissertação (Mestrado em Dinâmicas Sociais, Riscos Naturais e Tecnológicos) – Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, Coimbra, 2010.

LOUREIRO, N. C. V. O posicionamento da marca Vinho do Porto no panorama nacional. 2011. 106f. Dissertação (Mestrado em Gestão das Organizações) – Instituto Politécnico de Bragança, Bragança, 2011.

MACHADO, R. T. M. Estratégia e competitividade em organizações agroindustriais. Lavras: UFLA/FAEPE, 2005.

MINTZBERG, H., et al. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento

estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.

PETROCCHI, M . Gestão de polos turísticos. São Paulo: Futura, 2001.

SILVEIRA, A.D., et al. Um passo além da terceirização: a transferência de atividades etecnologia. – Porto Alegre: Badejo Editorial, 2002.

TEIXEIRA, S. Planeamento, gestão das organizações. 2ed. Lisboa: Mcgraw-Hill, 2005.

TRAPP, S. R. B. Análise estratégica da terceirização de serviços de engenharia: Caso Vega do Sul. 2005. 114f. Dissertação (Mestrado em administração) – Programa de Administração de Empresas, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

Publicado
2017-06-29
Como Citar
de Medeiros, J. L., do Nascimento, M. A. L., & Perinotto, A. R. C. (2017). ANÁLISE SWOT E TURISMO: UMA AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA NO PROJETO GEOPARQUE SERIDÓ/RN. Ciência E Sustentabilidade, 3(1), 94-123. https://doi.org/10.33809/2447-4606.31201794-123
Seção
Artigos