DIAGNÓSTICO DA RELAÇÃO ENTRE A COMUNIDADE E O GEOPARK ARARIPE: GEOSSÍTIOS COLINA DO HORTO E PONTAL DA SANTA CRUZ, REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI (RMC), CEARÁ.

  • Marcelo Martins de Moura-Fé Geógrafo. Professor Doutor do Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri (DEGEO/URCA). Coordenador e pesquisador do Núcleo de Estudos Integrados em Geomorfologia, Geodiversidade e Patrimônio (NIGEP). Bolsista Produtividade em Pesquisa (BPI-Funcap). Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável da Universidade Federal do Cariri (PRODER/UFCA).
  • Raquel Landim Nascimento Graduanda em Geografia (DEGEO/URCA). Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/URCA) e membra do NIGEP.
  • Maria Andressa Alencar Cardoso Graduanda em Geografia (DEGEO/URCA). Bolsista de Extensão (Proex/URCA) e membra do NIGEP.
  • Júlia Leopoldino Silva Graduanda em Geografia (DEGEO/URCA). Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/URCA) e membra do NIGEP.
  • Mônica Virna de Aguiar Pinheiro Geógrafa. Doutora em Ciências Marinhas Tropicais (Labomar/UFC). Professora do DEGEO/URCA. Vice-coordenadora e pesquisadora do NIGEP.

Resumo

O território do GeoPark Araripe apresenta uma notável geodiversidade, originada por uma história geológica-geomorfológica antiga e significativa, a qual coaduna com eventos importantes da história natural da Terra. Além de promover a conservação desse patrimônio natural, o GeoPark Araripe tem como objetivo básico fomentar a utilização conservacionista dos seus geossítios em consonância com o desenvolvimento socioeconômico sustentável das comunidades locais, através de projetos de educação (geoeducação) e turismo sustentável (geoturismo). Nesse contexto o objetivo deste trabalho é realizar um diagnóstico da relação entre as comunidades do Horto e do Pontal de Santa Cruz e os geossítios do GeoPark Araripe situados no seu entorno: geossítio Colina do Horto, em Juazeiro do Norte, e geossítio Pontal de Santa Cruz, em Santana do Cariri. Metodologicamente, o embasamento teórico-conceitual tratou do estudo, análise e abordagem do conceito de geodiversidade e suas temáticas relacionadas; associado a um contingente técnico-científico, subdividido em etapas de gabinete, campo e laboratório. Como principais resultados verificou-se nas comunidades que a população necessita de maiores informações sobre o que é o GeoPark Araripe, o que são os geossítios e a respeito dos motivos que levaram a área onde residem, se tornar parte do território de um geoparque. Projetos de educação ambiental, patrimonial mais regulares, bem como, iniciativas de atividades socioeconômicas ligadas ao turismo sustentável e o geoturismo poderão dirimir esse quadro e levar, efetivamente, o GeoPark Araripe para o cotidiano das pessoas, aproximando-o de um dos seus objetivos básicos, o desenvolvimento sustentável das comunidades locais no seu território.

Referências

AB’SABER, A. Os domínios de Natureza no Brasil – potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê editorial, 2003.

ASSINE, M. L. Bacia do Araripe. Boletim de Geociências da Petrobrás, v. 15, n. 2, p. 371-389, 2007.

BANDEIRA, A. P. N.; NUNES, P. H. S.; LIMA, M. G. S. Gerenciamento de riscos ambientais em municípios da Região Metropolitana do Cariri (Ceará). Ambiente & Sociedade, v. 19, n. 04, p. 65-84, 2016.

CASTRO, A. R. S. F.; MANSUR, K. L.; CARVALHO, I. S. Diagnóstico da relação da comunidade com o patrimônio geológico por meio de instrument de coleta de dados. Terrae Didática, n. 11, v. 3, p. 162-172, 2015.

CEARÁ. Governo do Estado. Casa Civil. Lei Complementar nº 78, de 26 de junho de 2009. Dispõe sobre a criação da Região Metropolitana do Cariri, cria o Conselho de desenvolvimento e Integração e o fundo de Desenvolvimento e integração da Região Metropolitana do Cariri – FDMC, altera a composição de Microrregiões do Estado do Ceará e dá outras providências. Fortaleza: DOE publicado em 03 de julho de 2009. Série 3, Ano I, n. 121. Caderno 1/2.

CEARÁ. Governo do Estado. Secretaria das Cidades. Geopark Araripe: histórias da Terra, do Meio Ambiente e da Cultura. Projeto Cidades do Ceará, Crato-CE: 2012.

GURGEL, A. P. C. Entre serras e sertões nasce uma Região Metropolitana: o Crajubar-Ceará sob o ponto de vista de suas centralidades. DRd - Desenvolvimento Regional em Debate, v. 2, n. 2, p. 182-204, 2012.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Resultados do Censo 2010. Diário Oficial da União. 4 de novembro de 2010.

LIRA NETO. Padre Cícero: poder, fé e guerra no sertão. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

MOCHIUTTI, N. F.; GUIMARÃES, G. B.; MOREIRA, J. C.; LIMA, F. F. e FREITAS, F. I. Os valores da geodiversidade: geossítios do Geopark Araripe/CE. Anuário do Instituto de Geociências, v. 35, n. 1, p. 173-189, 2012.

MOURA-FÉ, M. M. GeoPark Araripe e a geodiversidade do sul do Estado do Ceará, Brasil. Revista de Geociências do Nordeste. , v. 2, n. 1, p.28-37, 2016.

______. Geoturismo: uma proposta de turismo sustentável e conservacionista para a Região Nordeste do Brasil. Sociedade & Natureza, v. 27, n. 1, p. 53-66, Uberlândia-MG: 2015.

MOURA-FÉ, M. M.; SILVA, J. V. M.; BRASIL, J. G. Geocultura: proposta de estudo da relação entre geodiversidade e cultura. In: PEREZ FILHO, A.; AMORIM, R. R. (Org). Os Desafios da Geografia Física na Fronteira do Conhecimento. Campinas: Instituto de Geociências - UNICAMP, 2017, p. 3066-3075. DOI - 10.20396/sbgfa.v1i2017.1954 - ISBN 978-85-85369-16-3.

NASCIMENTO, D. C.; CHACON, S. S. Sustentabilidade na Região Metropolitana do Cariri – RMC: análise a partir dos objetivos de desenvolvimento do milênio – ODMs. Sociedade e Natureza, v. 28, n. 3, p. 443-456, 2016.

NASCIMENTO, M. A. L.; AZEVEDO, Ú. R.; MANTESSO-NETO, V. Geodiversidade, geoconservação e geoturismo: trinômio importante para a conservação do patrimônio geológico. Rio de Janeiro: edição SBGeo, 2008.

Publicado
2019-03-14
Como Citar
Moura-Fé, M. M. de, Nascimento, R. L., Cardoso, M. A. A., Silva, J. L., & Pinheiro, M. V. de A. (2019). DIAGNÓSTICO DA RELAÇÃO ENTRE A COMUNIDADE E O GEOPARK ARARIPE: GEOSSÍTIOS COLINA DO HORTO E PONTAL DA SANTA CRUZ, REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI (RMC), CEARÁ. Ciência E Sustentabilidade, 4(2), 69-93. https://doi.org/10.33809/2447-4606.42201869-93
Seção
Artigos