SUSTENTABILIDADE, DESENVOLVIMENTO E GLOBALIZAÇÃO COMO UMA CONSTRUÇÃO PARADIGMÁTICA

  • Francisca Vilandia de Alencar Ordem dos Advogados do Brasil - OAB
  • Francilda Alcantara Mendes Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Polliana de Luna Nunes Barreto Universidade Federal do cariri.

Resumo

O acervo bibliográfico acerca das discussões sobre Sustentabilidade e sua relação com a Globalização se encontra cada vez mais em ascensão na sociedade hodierna, razão pela qual a presente comunicação visa contribuir com as reflexões sobre este tema investigando um tema emergente enfrentado pelo mundo e que passa a compor inúmeros debates no desafiador momento vivenciado pela sociedade contemporânea, especialmente no contexto de crise política, democrática e de representação pela qual passam os Estados-nação. Compõe debates e reflexões com o propósito de reverter as expectativas que, neste momento, caminham em direção à intolerância, ao radicalismo, à violência e à negação aos direitos de proteção social pela consciência de que é urgente fortalecer práticas democráticas e engajar segmentos de luta pela valorização da cidadania país a dentro e país afora, a partir da quebra de paradigmas e elucidação do paradigma da Sustentabilidade atrelado a discussão acerca da globalização em um viés sustentável do desenvolvimento. Por tratar-se de um estudo denso em conteúdo e material, a metodologia adotada trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa de caráter exploratório e revisão de literatura, assim como levantamento de fontes secundárias, como resultado da leitura de artigos, periódicos e livros que tratam da temática da Sustentabilidade, Desenvolvimento e Globalização.

Biografia do Autor

Francisca Vilandia de Alencar, Ordem dos Advogados do Brasil - OAB
Trabalho de caráter interdisciplinar dentro da área do Direito e da Sustentabilidade.
Francilda Alcantara Mendes, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
Mestra em Desenvolvimento Regional Sustentável.
Polliana de Luna Nunes Barreto, Universidade Federal do cariri.
Doutora em Educação.

Referências

BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é – o que não é. 3 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

BURKE, PETER. Como avança o pensamento cientifico. Blog Teoria do Estado e Globalização. Disponível em: <http://teoriadoestado.blogspot.com.br/2009/05/como-avanca-o-pensamento-cientifico.html>. Acesso em: 06 de dez. de 2017.

CASTELLS, Manuel. El surgimiento de la sociedad de redes. Disponível em: <http://red.pucp.edu.pe/ridei/wp-content/uploads/biblioteca/090812.pdf>. Acesso em 06 de dez. de 2017.

CHACON, Suely Salgueiro. O sertanejo e o caminho das águas: políticas públicas, modernidade e sustentabilidade no semi-árido. ISBN 978-85-8706296-3, 354 p. (Série BNB teses e dissertações, n. 08). Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 2007.

COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos Direitos Humanos. São Paulo, Saraiva, 7ª ed. 2010.

FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Curso de Direito Ambiental Brasileiro. 6 ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

FREITAS, Juarez. Sustentabilidade: direito ao futuro. 2 ed. Belo Horizonte: fórum, 2012.

GADOTTI, Moacir. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável. Ed, L. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de Projetos de Pesquisa Científica. São Paulo: Avercamp, 2006.https://aquevedo.wordpress.com/manuel-castells-sociologo-espanol-1942/

IANNI, Octavio. Teorias da Globalização. Rio de Janeiro: Editora Civilização, 2002.

JÚNIOR, Clodomiro José Bannwart; HAYASHIDA, Fábio. Sustentabilidade, Globalização e Responsabilidade Social: Desafios para uma normatividade Transnacional. Disponível em: http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=ba1b3eba322eab5d. Acesso: 22 de agosto de 2016.

LIMA, George Marmelstein. Críticas à teoria das gerações (ou mesmo dimensões) dos direitos fundamentais. Jus Navegandi, 2003.

LUTER, Ryszard. Region y Globalización. En: http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/105/10502504.pdf

PETRAS, James. El Impacto Político Y Social Del Neoliberalismo. En: http://www.fractal.com.mx/F22sen.html

SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Organização: Paula Yone Stroh. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

VIEIRA, Liszt. Cidadania e globalização. Rio de Janeiro: Record, 2013.

Publicado
2019-08-20
Como Citar
Alencar, F. V. de, Mendes, F. A., & Barreto, P. de L. N. (2019). SUSTENTABILIDADE, DESENVOLVIMENTO E GLOBALIZAÇÃO COMO UMA CONSTRUÇÃO PARADIGMÁTICA. Ciência E Sustentabilidade, 5(1), 28-46. https://doi.org/10.33809/2447-4606.51201928-46
Seção
Artigos