Índice de Salubridade Ambiental (ISA) aplicado ao município Belém do estado do Pará
Resumen
O artigo teve como objetivo adaptar o Índice de Salubridade Ambiental (ISA) para avaliar as condições de salubridade do município de Belém- Pará-Brasil. Para isso, foram utilizados dados do Sistema Nacional de Informações em Saneamento, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios e do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde para cinco anos (2012-2016). Trabalharam-se componentes de saneamento básico: abastecimento de água, esgotamento sanitário e resíduos sólidos; o componente controle de vetores, que contabilizou a incidência de casos de dengue, leptospirose e esquistossomose; e o componente socioeconômico com as variáveis de educação, renda e saúde pública. Foram feitas duas adaptações e comparados os resultados, na primeira devido à falta de dados foram excluídos alguns componentes e variáveis do ISA original e modificados os pesos dos componentes em função da sua importância; na segunda adaptação foram modificadas algumas faixas de pontuação para estabelecer faixas da situação com a finalidade de conseguir uma avaliação mais detalhada. A pesquisa determinou no primeiro resultado que a situação de salubridade do município evoluiu de “Insalubre” para “Baixa Salubridade”, com uma média de 27.23/100 pontos, sendo as áreas mais críticas o esgotamento sanitário e os resíduos sólidos, revelando que a gestão pública não fornece esses serviços de maneira adequada, com a modificação das faixas de pontuação o resultado da segunda adaptação aumentou para 38.63/100 pontos, que igualmente é considerado como de “Baixa Salubridade”. Desta forma a aplicação do ISA Belém demonstrou ser um método viável e de fácil aplicação para auxiliar no planejamento urbano.
Derechos de autor 2023 Ciência e Sustentabilidade
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.