Aquaponia no município de Santarém - PA: estudo sobre agricultura sustentável, segurança alimentar e nutricional
Resumen
Em 2015, a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) propôs os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esses objetivos abrangem diversas áreas, como educação, saúde, consumo, justiça, meio ambiente, desigualdades e tecnologia. Entre eles, destaca-se o ODS de número 2, que busca alcançar a erradicação da fome, garantir a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável. Este objetivo assume grande importância dada a situação atual de produção de alimentos, frequentemente marcada pelo uso excessivo de agroquímicos. Portanto, é imperativo encontrar soluções sustentáveis que equilibrem o consumo humano e reduzam o impacto e desperdício dos recursos naturais. Na agricultura, a aquaponia tem sido adotada por ser uma técnica de produção integrada de vegetais e peixes, cujo caráter ecológico tem sido o seu diferencial. Nesse contexto, esta pesquisa tem o objetivo de avaliar a viabilidade do sistema aquapônico sob perspectiva sustentabilidade (produção e consumo), tomando como referência a inserção no município de Santarém - PA. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso, com abordagem quantitativa e qualitativa de caráter investigativo. Durante a etapa de pesquisa de campo, um questionário semiestruturado foi aplicado a 21 participantes de um curso sobre aquaponia, oferecido pela faculdade de agronomia de uma universidade privada local. Os dados quantitativos foram analisados através da estatística descritiva simples, enquanto os dados qualitativos foram analisados por meio de Análise do discurso. Os resultados obtidos indicam que a prática da aquaponia em Santarém é pouco explorada, principalmente devido à carência de informações e à consequente falta de popularidade. Para preencher essa lacuna, as instituições de ensino superior desempenham um papel crucial ao promover e mobilizar a disseminação de conhecimentos técnicos para os agricultores locais, pesquisadores e outros interessados.
Derechos de autor 2023 Ciência e Sustentabilidade
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.