Colab: formas de engajamento e participação de mulheres e jovens
Resumo
O presente artigo aborda o aplicativo Colab, uma ferramenta digital que permite a exposição e a resolução de problemas sociais por meio da interação dos cidadãos com a Prefeitura Municipal, o que ampliaria a participação social. Para entender alguns avanços e limites dessa ferramenta, investigamos suas técnicas de envolvimento dos cidadãos, a faixa etária e o gênero daqueles que a utilizam em 26 municípios. Os resultados indicam que o Colab adota as estratégias da gamificação para motivar e impulsionar o engajamento popular e que os homens adultos são seus principais usuários. Esses resultados são considerados problemáticos para aqueles que acreditam na ampliação da participação como forma de aprimorar a democracia representativa.
Copyright (c) 2023 Ciência e Sustentabilidade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.