REDE DE RECICLAGEM: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA OS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS
Resumo
Uma das alternativas para os catadores obterem maiores benefícios e aumentarem sua participação na cadeia da reciclagem é se organizarem em empreendimentos autogeridos, como cooperativas, buscando a articulação em redes. O objetivo geral desta pesquisa foi verificar o potencial econômico e comercial, e os aspectos relevantes para a operação em rede de catadores e catadoras de materiais recicláveis. Para tanto, foi realizado o estudo de casos múltiplos em cooperativas de reciclagem, utilizando entrevistas, observações e visitas in loco nos empreendimentos solidários. A partir da discussão, associada à realização de estudo de casos múltiplos em empreendimentos solidários de reciclagem, as principais contribuições da pesquisa estão na verificação do potencial e nas contribuições do trabalho em rede por catadores, tendo sido identificadas seis dimensões para a análise de empreendimentos em rede. O estudo contribui para discussões e debates acerca da formação de redes e dos aspectos influentes na atuação de catadores e catadoras de materiais recicláveis. A organização dos catadores e catadoras de materiais recicláveis possibilita uma articulação coletiva, o que pode proporcionar a superação de gargalos estruturais que lhes impedem de apropriar-se de um maior valor por seu trabalho.
Copyright (c) 2024 Ciência e Sustentabilidade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.