ÍNDICE DE QUALIDADE DE VIDA DOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA AGROAMIGO NA COMUNIDADE DE SÃO BARTOLOMEU, CARIÚS/CE

  • Sandra Ramos Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Pedro Herlleyson Gonçalves Cardoso Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Otácio Pereira Gomes

Resumo

O presente estudo teve como objetivo mostrar a importância do Programa Agroamigo para a agricultura familiar e os efeitos na qualidade de vida que o mesmo proporciona às famílias beneficiadas pelo programa na comunidade de São Bartolomeu no município de Cariús-CE. Para tanto, de início tornou-se necessário caracterizar o Agroamigo e sua importância para os agricultores familiares. Logo, após determinou-se o perfil socioeconômico dos beneficiários do Programa na comunidade, sendo aplicado um total de 50 questionários aos beneficiários, por meio de uma pesquisa de campo. Como principais resultados obteve-se que a faixa etária da maioria dos entrevistados, está entre 31 e 50 anos de idade e que a quantidade de pessoas com baixo nível de escolaridade é um pouco elevada. E que o número de beneficiários do sexo masculino é ainda predominante no programa. O principal segmento de atividade financiada pelos beneficiários é a pecuária e a mão-de-obra mais utilizada pelos entrevistados é a familiar. A avaliação dos resultados aponta também que a maioria dos beneficiários entrevistados considera o programa algo importante para a elevação de sua renda familiar, bem como afirmam que após a contratação do crédito rural, sua produção aumentou. Portanto, de acordo com resultados obtidos, o Programa Agroamigo é considerado importante pelos clientes, porém, mesmo tendo provocado melhorias na vida dos beneficiários, estas mudanças não foram consideradas suficientes para elevar a qualidade de vida dos participantes, visto que o valor encontrado no cálculo do índice de qualidade de vida, ainda encontra-se compreendido no intervalo de média qualidade de vida com 0,4928.

Biografia do Autor

Sandra Ramos, Universidade Regional do Cariri - URCA
Graduada em Economia pela URCA Campus Iguatu
Pedro Herlleyson Gonçalves Cardoso, Universidade Regional do Cariri - URCA
Meste em Recursos Hídricos e Saneamento pela UFAL. Professor do departamento de Economia da URCA Campus Iguatu.
Otácio Pereira Gomes
Mestre em Economia Rural pela UFC

Referências

BNB (Banco do Nordeste do Brasil). Programas de Microfinanças do Banco do Nordeste: Relatório 2016. 36p.

BRITO, M. A. de. Qualidade de Vida e Satisfação dos Associados da Cooperativa Agropecuária de Brejo Santo – Ceará. Revista Econômica do Nordeste – REN, Fortaleza, v. 35, n. 4, out - dez, p.5 00-527, 2004.

FERNANDES, A. M. S. O PRONAF na agricultura familiar: Sua criação, distribuição e principais resultados. Monografia (Graduação de Ciências Econômicas). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2013.

FERNANDES, A. V. Qualidade de Vida Rural com Sustentabilidade na Amazônia: O Caso da Reserva Extrativa do Rio Cajari no Estado do Amapá. Dissertação (Mestrado em Economia Rural). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, 1997.

FILGUEIRAS, A. P. A. Aspectos socioeconômicos do artesanato em comunidades rurais no Ceará – o bordado de Itapajé – Ceará. Dissertação (Mestrado em Economia rural). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, 2005, 122 p.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Informações estatísticas: Cidades – Ceará – Cariús, 2010. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/carius/historico>. Acesso em: 18 nov. 2017.

MACIEL, H. M. Diagnóstico das famílias beneficiadas pelo programa de microcrédito rural (Agroamigo) no estado do Ceará: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Economia Rural). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, 2009.

MARTINS, M. E. G. Introdução à probabilidade e à estatística com complementos de Excel. Departamento de Estatística e Investigação Operacional da FCUL, Sociedade Portuguesa de Estatística, Junho, 2005.

RAMOS, S. O programa agroamigo e sua importância para os agricultores familiares da comunidade de São Bartolomeu, Cariús/CE. Monografia (Graduação em Ciências Econômicas). Universidade Regional do Cariri, Iguatu, Ceará, 2018.

SILVA, A. S. Programa Agroamigo: Análise das famílias beneficiadas no município de Cariús-CE no período de 2015. Monografia (Graduação de Ciências Econômicas). Universidade Regional do Cariri. Iguatu, Ceará, 2016.

VASCONCELOS, B. C. de. O Programa Agroamigo do BNB: na visão dos usuários do município do Conde – PB. Monografia (Especialização em Gestão da Organização Pública). Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, 2012.

Publicado
2019-08-20
Como Citar
Ramos, S., Cardoso, P. H. G., & Gomes, O. P. (2019). ÍNDICE DE QUALIDADE DE VIDA DOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA AGROAMIGO NA COMUNIDADE DE SÃO BARTOLOMEU, CARIÚS/CE. Ciência E Sustentabilidade, 5(1), 47-71. https://doi.org/10.33809/2447-4606.51201947-71
Seção
Artigos