DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E TURISMO NO ESPAÇO RURAL: UMA PERSPECTIVA EXPLORATÓRIA NO TRIANGULO CRAJUBAR

  • Camila Pereira Brigido Rodrigues Universidade Federal do Ceará
  • Denis Fernandes Alves Universidade Regional do Cariri
  • Maria Daniele Cruz dos Santos Universidade Regional do Cariri
  • José Márcio Santos Universidade Regional do Cariri

Resumo

Tem-se o turismo como uma nova forma de ocupação não agrícola dentro do meio rural, sendo tema de grandes debates e fazendo com que ocorra ações de políticas públicas para o desenvolvimento do campo. Apesar de ser uma ramificação do setor da economia global que mais cresce, trazendo o desenvolvimento local, além de gerar emprego e renda, o turismo rural no estado do Ceará ainda não é um assunto tão abordado. O objetivo desse trabalho é discutir algumas proposições para as cidades que compõe o triangulo CRAJUBAR – Crato, Juazeiro e Barbalha - no interior do estado do Ceará, e como a exploração do turismo rural sustentável é de grande valia para o desenvolvimento de famílias roceiras. Optou-se por uma metodologia de análise explanatória, expondo apenas algumas questões, pois a exploração de tal forma de turismo vem apenas começando a ganhar força na região. Tendo a noção que o turismo rural é uma importante tática de desenvolvimento dos pequenos e médios agricultores abre-se espaço para discutir políticas públicas que se adequem a região, fazendo com que essa forma de turismo ganhe cada vez mais lugar, tendo assim, por consequência além do desenvolvimento do espaço rural o desenvolvimento da região como um todo.

Biografia do Autor

Camila Pereira Brigido Rodrigues, Universidade Federal do Ceará
Graduada em Economia pela Universidade Regional do Cariri - URCA, Mestranda em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará - UFC e bolsista Capes
Denis Fernandes Alves, Universidade Regional do Cariri
Graduando em Economia pela Universidade Regional do Cariri – URCA e Bolsista de Iniciação Cientifica do Programa Integral de Bolsas de Iniciação Cientifica da Universidade Regional do Cariri – PIBIC/URCA.
Maria Daniele Cruz dos Santos, Universidade Regional do Cariri
Graduada em Economia pela Universidade Regional do Cariri - URCA, Pós-Graduanda em Gestão Financeira e Consultoria Empresarial pela URCA e Professora do departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri.
José Márcio Santos, Universidade Regional do Cariri
Professor Assistente da Universidade Regional do Cariri (URCA), Mestre em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Graduado em Economia pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

Referências

AGROPECUÁRIA do Estado do Ceará. Ministério da Educação - MEC . Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/agropec_ce.pdf>. Acesso em 15/08/2014.

ALMEIDA, Joaquim Anécio. Turismo rural: uma estratégia de desenvolvimento via serviços. In: Congresso Brasileiro de Turismo Rural. Anais do congresso brasileiro de turismo Rural: turismo no espaço rural brasileiro / [ed] Cássio Garkalns de Souza oliveira. – Piracicaba: FEALQ, 1999

ALMEIDA, J. A.; RIELD, M. (Orgs.). Turismo rural: ecologia, lazer e desenvolvimento.

Bauru: EDUSC, 2000.

CRATO, CEARÁ. A cidade. Disponível em <http://www.crato.ce.gov.br/index.php/a-cidade>. Acesso em: 06/09/2014.

DADOS da População Rural do Ceará. Disponível em: <http://cipp.ipece.ce.gov.br/mappav/vi/serie.php?idResult=3>. Acesso em: 05/08/2014.

GRAZIANO DA SILVA, José. O novo rural brasileiro. Campinas: Unicamp - Instituto de Economia, 1999. (Coleção Pesquisas, 1).

IBGE. Perfil Econômico e infográficos da cidade de Barbalha. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=230190&search=ceara|barbalha>. Acesso em: 06/09/2014

JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ. Cidade. In ______ Atrações Turísticas. Disponível em: http://www.juazeiro.ce.gov.br/Cidade/Atracoes-turisticas/. Acesso em 06/09/2014.

______. Perfil Econômico e infográficos da cidade do Crato. Disponível em: <http://cod.ibge.gov.br/2JYL0>. Acesso em: 06/09/2014.

______. Perfil Econômico e infográficos da cidade de Juazeiro do Norte. Disponível em: <http://cod.ibge.gov.br/234FL> Acesso em: 06/09/2014.

MAPAS Geográficos das cidades de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato. Disponível em: <https://www.google.com.br/maps/>. Acesso em: 06/09/2014.

MINISTÉRIO DO TURISMO. Caracterização e Dimensionamento Do Turismo Doméstico No Brasil – 2010/2011. Relatório Executivo – Produto 6. São Paulo. FIPE, 2012. Disponível em: <http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/export/sites/default/dadosefatos/demanda_turistica/downloads_demanda/Demanda_domxstica_-_2012_-_Relatxrio_Executivo.pdf>. Acesso em: 07/08/2014.

QUEIROZ, Ivan da Silva. A metrópole fora do eixo: a emergência da região metropolitana do cariri cearense no âmbito estadual. In: XIII SIMPURB – UERJ. Rio de Janeiro, 2013.

RUSCHMANN, Doris Van de M. O Turismo Rural e o Desenvolvimento sustentável. . In: ALMEIDA, Joaquim Anécio; FROEHICH, Jose Marcos; RIEDL, Mário. (orgs). Turismo Rural e Desenvolvimento Sustentável. 2ª. Edição. Campinas, SP. Papirus, 2000 – Coleção turismo. P. 63-74.

______, VILARINHO, Carlyle; DALE, Paul J. Turismo em áreas rurais: suas possibilidades e limitações no Brasil. In: ALMEIDA, Joaquim Anécio; FROEHICH, Jose Marcos; RIEDL, Mário. (orgs). Turismo Rural e Desenvolvimento Sustentável. 2ª. Edição. Campinas, SP. Papirus, 2000 – Coleção turismo. P. 15-62.

SECRETARIA DO TURISMO NO CEARÁ. Evolução do Turismo no Ceará. Disponível em: <http://www.setur.ce.gov.br/categoria1/estudos-e-pesquisas/Evolucao%20do%20Turismo%20no%20Ceara%20Volume%2017.pdf>. Acesso em: 05/09/2014.

LACERDA, Tatiane Ferreira Nobre de; MARQUES, Paulo Eduardo Moruzzi, SCHNEIDER, Sergio, A unidade familiar e as novas funções atribuídas à agricultura: o caso dos agricultores ecológicos do território da Encosta da Serra Geral. Rio Grande do Sul: UFRGS, 2005. 170f. Dissertação - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural, Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

TULESKI, Yumi Mori. Segmentação de Mercado. CEDET – Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnológico. 2009. Disponível em: <http://www.cedet.com.br/index.php?/Tutoriais/Marketing/segmentacao-de-mercado.html>. Acesso em 14/08/2014.

ZIMMERMANN, A; CASTRO, I.C. Turismo rural: um modelo brasileiro. Florianópolis.

Editora do Autor. 1996

Publicado
2016-08-16
Como Citar
Rodrigues, C. P. B., Alves, D. F., Santos, M. D. C. dos, & Santos, J. M. (2016). DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E TURISMO NO ESPAÇO RURAL: UMA PERSPECTIVA EXPLORATÓRIA NO TRIANGULO CRAJUBAR. Ciência E Sustentabilidade, 2(1), 82-102. https://doi.org/10.33809/2447-4606.21201682-102
Seção
Artigos