Intervenções extensionistas em saúde mental no contexto educacional em tempos de pandemia
relato de experiência
Resumo
O presente trabalho objetiva relatar a experiência das ações realizadas pelo projeto “Intervenções psicossociais de apoio: um enfoque dialógico na prevenção, identificação e promoção de Saúde Mental para alunos de escolas públicas do ensino médio do Cariri” (IPASME) durante o período pandêmico do COVID 19, a partir da vinculação com o UFCA Itinerante. O foco central das ações foi a difusão de informações de caráter psicosocioeducativo, enquanto ferramenta dialógica para a promoção de Saúde Mental, oportunizando a autonomia e a inserção dos atores envolvidos no seu território de origem. O público das ações foi composto por estudantes dos três anos de ensino médio público da EEMTI Padre José Alves de Macêdo / Icó-CE e EEFM Antônio Mota / Antonina do Norte-CE. Este estudo qualitativo utilizou como instrumentos de coleta de dados observação participante, roda de conversa e a aplicação de questionário online, com recorte temporal de ações entre agosto e novembro de 2020. Partindo das ações desenvolvidas nas plataformas Instagram e Google Meet, foi possível observar engajamento expressivo dos alunos contemplados pela ação. As discussões se fizeram imprescindíveis para o protagonismo e empoderamento do público-alvo, orientando os discentes no processo de reconhecimento de suas dificuldades, desenvolvimento da autopercepção e atuação social crítica. Destarte, observou-se a importância de incluir a assistência em saúde mental em contextos escolares e, principalmente, de democratizar o processo de ensino-aprendizagem, em uma perspectiva de cuidado integral. Assim, faz-se necessário investir em ações preventivas de saúde mental, focando nos aspectos cognitivos e emocionais das vivências em ambiente escolar.
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