Promovendo leitura e escrita crítica virtualmente durante a pandemia de Covid-19

um relato de extensão universitária

  • Taís Rocha Morais de Santiago Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Débora Maria Sousa Alexandre Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Harnowd Felipe Nogueira de Carvalho Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Gislene Farias de Oliveira Universidade Federal do Cariri (UFCA)
Palavras-chave: Leitura, Escrita, Educação, Ações de extensão, Ensino remoto

Resumo

As práticas de escrita e leitura são essenciais para a construção do conhecimento e, dentro dos exames para o ingresso ao Ensino Superior, a redação é um dos principais meios utilizados para mensurar essas habilidades linguísticas. No contexto pandêmico atual, com a interrupção das atividades presenciais no ambiente escolar, a forma de ensino precisou ser repensada. Nesse cenário, surgiu o Programa caririense de Escrita e Leitura na Adolescência (Programa Celead), objetivando auxiliar os estudantes do Ensino Médio público caririense na produção do texto dissertativo-argumentativo, bem como incentivar práticas de leitura, a fim de contribuir para um aprendizado efetivo nessa nova realidade de ensino remoto. Diante disso, foram realizadas ações virtuais síncronas, via Google Meet, e assíncronas, a partir da disponibilização de materiais de estudo sobre a escrita e a leitura crítica. Para mensurar o impacto dessas atividades, analisou-se as avaliações atribuídas pelos participantes a partir de formulários online. Nesse contexto, os principais desafios identificados foram referentes, principalmente, a questões de instabilidade de rede de internet, falta de inclusão digital de parcela do público-alvo, dificuldade de comunicação de forma dinâmica e poucas interações dos estudantes. Apesar disso, as avaliações das atividades foram avaliadas majoritariamente como excelentes ou ótimas. Espera-se, portanto, que o projeto tenha de fato contribuído com as práticas de leitura e escrita crítica do público-alvo. Ademais, no que concerne aos membros do Programa Celead, foi perceptível o aprimoramento de diversas habilidades necessárias para uma boa formação acadêmica e pessoal.

Biografia do Autor

Taís Rocha Morais de Santiago, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Débora Maria Sousa Alexandre, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Harnowd Felipe Nogueira de Carvalho, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Graduando em Medicina pela Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Gislene Farias de Oliveira, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Psicóloga professora da Faculdade de Medicina (FAMED/UFCA).

Publicado
2021-07-30
Como Citar
SANTIAGO, T. R. M. DE; ALEXANDRE, D. M. S.; CARVALHO, H. F. N. DE; OLIVEIRA, G. F. DE. Promovendo leitura e escrita crítica virtualmente durante a pandemia de Covid-19: um relato de extensão universitária. EntreAções: diálogos em extensão, v. 2, n. 1, p. 42-54, 30 jul. 2021.
Seção
Relatos de Extensão - UFCA Itinerante