Promovendo leitura e escrita crítica virtualmente durante a pandemia de Covid-19
um relato de extensão universitária
Resumo
As práticas de escrita e leitura são essenciais para a construção do conhecimento e, dentro dos exames para o ingresso ao Ensino Superior, a redação é um dos principais meios utilizados para mensurar essas habilidades linguísticas. No contexto pandêmico atual, com a interrupção das atividades presenciais no ambiente escolar, a forma de ensino precisou ser repensada. Nesse cenário, surgiu o Programa caririense de Escrita e Leitura na Adolescência (Programa Celead), objetivando auxiliar os estudantes do Ensino Médio público caririense na produção do texto dissertativo-argumentativo, bem como incentivar práticas de leitura, a fim de contribuir para um aprendizado efetivo nessa nova realidade de ensino remoto. Diante disso, foram realizadas ações virtuais síncronas, via Google Meet, e assíncronas, a partir da disponibilização de materiais de estudo sobre a escrita e a leitura crítica. Para mensurar o impacto dessas atividades, analisou-se as avaliações atribuídas pelos participantes a partir de formulários online. Nesse contexto, os principais desafios identificados foram referentes, principalmente, a questões de instabilidade de rede de internet, falta de inclusão digital de parcela do público-alvo, dificuldade de comunicação de forma dinâmica e poucas interações dos estudantes. Apesar disso, as avaliações das atividades foram avaliadas majoritariamente como excelentes ou ótimas. Espera-se, portanto, que o projeto tenha de fato contribuído com as práticas de leitura e escrita crítica do público-alvo. Ademais, no que concerne aos membros do Programa Celead, foi perceptível o aprimoramento de diversas habilidades necessárias para uma boa formação acadêmica e pessoal.
Copyright (c) 2021 EntreAções: diálogos em extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.