A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E SUA INTERDISCIPLINARIDADE: ANALOGIAS E CONVERGÊNCIAS DECORRENTES DA INTER-RELAÇÃO COM A BIBLIOTECONOMIA

  • Victória Lopes Felix Universidade Federal do Cariri - UFCA
  • Gracy Kelli Martins Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Arysa Cabral Barros Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Flávia Carolina Mendonça Pereira Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Raylene Araújo Loyola Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Resumo

Aborda as diretrizes paradigmáticas da Biblioteconomia e Ciência da Informação e suas concepções às plausíveis conexões, analogias e peculiaridades no âmbito informacional. Conceitua as duas áreas, a trajetória histórica de ambas, a relevância do bibliotecário como disseminador e mediador dessas informações atuando dentro da comunidade, promovendo a biblioteca e os serviços disponibilizados aos seus usuários, exercendo com intensa eficiência as atividades de classificação, catalogação, indexação, recuperação, mediação e disseminação da informação, tendo como referência a necessidade do usuário e seu perfil, visando a obtenção de uma maior precisão na busca e acesso aos documentos e informação. Destaca a interdisciplinaridade da Ciência da Informação com a Biblioteconomia apresentando contextos similares em suas pesquisas, visto que elas contêm um papel social equivalente, tal como métodos relacionados às tecnologias informacionais visando facilitar a recuperação das informações, bem como compreender as necessidades do usuário para aprimorar a acessibilidade nesses meios. Conclui que a partir das particularidades e aproximações conceituais entre Biblioteconomia e a Ciência da Informação, tendo em vista os principais elementos sobre suas inter-relações e expondo a atuação como sistemas aplicáveis no tratamento, organização e disseminação da informação.

Biografia do Autor

Victória Lopes Felix, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Graduanda em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Bolsista PIBIC/CNPq/UFCA do projeto “Biblioteca Pública e Territorialidade: construção social de um território local de atuação para a biblioteca pública no cariri cearense.

Gracy Kelli Martins, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA); Doutora em Ciência da Informação, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho” - Campus de Marília (UNESP); Mestre em Ciência da Informação, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE).

Arysa Cabral Barros, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Graduanda em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Bolsista PIBIC/UFCA do projeto “Reflexões dialógicas acerca da organização, aceso e uso da informação a partir do prontuário eletrônico do paciente: uma nova fonte de informação e aprendizagem para a prática médica e pesquisa científica”.

Flávia Carolina Mendonça Pereira, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Graduanda em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Bolsista Pro-Cult/UFCA do projeto “Preservação e Dinamização da memória documental da Região do Cariri”.

Raylene Araújo Loyola, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Graduanda em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) de Biblioteconomia da UFCA.

Referências

AMORIM, M. J. As contribuições de Gabriel Naudé para a sociedade no século XVII e os reflexos dessas contribuições para a Biblioteconomia no século XXI. 2010. 95 f. Monografia (Graduação)- Curso de Biblioteconomia, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

ARAÚJO, C. A. A. Correntes teóricas da ciência da informação. Ci. Inf., Brasília, DF, n.3, p.192-204, set./dez. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v38n3/v38n3a13 Acesso em: 17 ago. 2016.

CAMPOS, M. L. A. As cinco leis da Biblioteconomia e o exercício profissional. 2012. Ed. BITI. Disponível em: http://www.conexaorio.com/biti/mluiza/index.htm Acesso em: 20 ago. 2016.

CONNOR, S. Cultura pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1993.

DIAS, E. W. Biblioteconomia e ciência da informação: natureza e relações. Perspectivas em Ciência da Informação. Belo Horizonte, v. 5, n. especial, p. 67-80, jan./jun. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v15n3/04.pdf Acesso em: 26 set. 2016.

FONSECA, E. N. Introdução a biblioteconomia. São Paulo: Pioneira, 2007.

FREIRE, G. H. Ciência da informação: temática, histórias e fundamentos. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 6-19, jan./abr. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v11n1/v11n1a02 Acesso em: 26 set. 2016.

FREITAS, P. C. G. Ergonomia em Bibliotecas Universitárias. 2009. 60 f. Monografia (Especialização)- Curso de Engenharia de Segurança no Trabalho, Centro Tecnológico, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2009.

MORESI, E. Metodologia da pesquisa. Brasília: s. ed., 2003. Disponível em: http://ftp.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/1370886616.pdf Acesso em: 26 set. 2016.

SANTOS, A. P. L; RODRIGUES, M. E. F. Biblioteconomia: gênese, história e fundamentos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação: RBBD, São Paulo, v. 9, n. 2, p.116-131, jul./dez. 2013. Disponível em: http://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/248/264 Acesso em: 20 ago. 2016.

SARACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996.

SOUZA, M. P. N. Abordagem inter e transdisciplinar em ciência da informação. In: TOUTAIN, BRANDÃO, L. M. B. Para Entender a Ciência da Informação. Salvador: EDUFBA, 2007. p. 75-90.

Publicado
2016-12-13
Como Citar
FELIX, V. L.; MARTINS, G. K.; BARROS, A. C.; PEREIRA, F. C. M.; LOYOLA, R. A. A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E SUA INTERDISCIPLINARIDADE: ANALOGIAS E CONVERGÊNCIAS DECORRENTES DA INTER-RELAÇÃO COM A BIBLIOTECONOMIA. Folha de Rosto, v. 2, n. Especial, p. 5-11, 13 dez. 2016.
Seção
Artigos