DOS CAMINHOS E DESCAMINHOS DA BIBLIOTECA ESCOLAR: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO NO ÂMBITO DA MEDIAÇÃO DA LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES

  • Carine Rodrigues Nogueira Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Jonathas Luiz Carvalho Silva Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Resumo

O presente artigo tem como objetivo abordar sobre o papel mediador da biblioteca escolar e suas contribuições para o desenvolvimento e mediação da leitura na escola. Trata-se uma pesquisa de cunho bibliográfico porque permite o contato com o referencial teórico, uma vez que é parte das leituras, análises e fichamentos de documentos para pesquisa em andamento sobre o tema da biblioteca escolar e medição da leitura para formação de leitores em escolas públicas de ensino médio. Espera-se com este trabalho trazer encaminhamentos para uma proposta de atuação voltada para as bibliotecas escolares a partir de um conjunto de categorias, tais como: dos sujeitos da informação que compõem o ambiente da biblioteca escolar e algumas de caráter temático acerca das práticas estabelecidas no âmbito da mediação da leitura desempenhada pela biblioteca escolar.

Biografia do Autor

Carine Rodrigues Nogueira, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Mestranda em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Graduada em Letras com ênfase em Língua Portuguesa e Especialista em Ensino da Língua Portuguesa e Arte Educação, pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Professora de Língua Portuguesa e Srte da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC); Professora Supervisora do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) de Música, da UFCA/Colégio Tiradentes.

Jonathas Luiz Carvalho Silva, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Professor Adjunto do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA); Doutor em Ciência da Informação, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mestre em Ciência da Informação, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado
2016-12-13
Como Citar
NOGUEIRA, C. R.; SILVA, J. L. C. DOS CAMINHOS E DESCAMINHOS DA BIBLIOTECA ESCOLAR: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO NO ÂMBITO DA MEDIAÇÃO DA LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES. Folha de Rosto, v. 2, n. Especial, p. 22-30, 13 dez. 2016.
Seção
Artigos