Cliente Oculto: uma ferramenta para tomada de decisão empresarial

  • Douglas Rodrigues Feitosa Universidade Federal do Cariri - UFCA
  • Marcus Vinicius de Oliveira Brasil Universidade Federal do Cariri - UFCA
  • David Antônius da Silva Marrom Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Luiz Raphael Malzoni Saraiva Universidade Federal do Cariri - UFCA

Resumo

Conhecer o cliente, saber das suas reais necessidades, percepções e desejos e buscar satisfazê-los tornam-se fatores indispensáveis para realização de um processo de venda que envolva não somente o repasse de um produto ou serviço, mas uma empatia na relação comercial. E como resposta a tais enquadramentos é que a técnica de Cliente Oculto surge como mecanismo auxiliar de apoio a um processo de implantação da cultura positiva de consumo. O objetivo deste estudo de natureza teórica é abordar a elaboração conceitual e indicações de aplicações da ferramenta cliente oculto, no que concerne a uma metodologia de maximização do processo de excelência do atendimento de qualidade. O estudo mostrou que a técnica possibilita proporcionar um feedback individual para os funcionários, programas de treinamento, premiação por desempenho e campanhas motivacionais, crescimento e desenvolvimento profissional na organização, remuneração flutuante e mudanças de comportamento.

Referências

AAKER, D.A.; KUMAR, V.; DAY, G. S. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas, 2007.

ALBRECHT, K.; ZEMKE, R. Serviço ao Cliente: a reinvenção da gestão do

atendimento ao Cliente. Rio de Janeiro: Campus, 2002

ANDERSON, E. W; FORNELL, C.; RUST, R. Customer Satisfaction, Productivity, and Profitability: Differences Between Goods and Services, Marketing Science, 16 (2), 129-45, 1997.

BARLOW, R. Five mistakes of frequency marketing. Direct Marketing. v.57, nº. 11, p.16 17, March, 1995.

BLANKENDIHP, A.B.; BREN, G. E.; DUTKA, A.F. State of the Art: Marketing Research New York: NTC Business Books, 1998.

BUENO, R. A; NEVES, R. D. Cliente Oculto: técnica de pesquisa e avaliação de atendimento. 2008. Disponível em: <http://intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/ETIC/article/viewFile/1795/1706>. Acesso em: 15 fev. 2015.

CALVERT, P. It’s a mystery: mystery shopping in New Zealand’s public libraries. Library Review [en línea]. v. 54, n. 1., 2005. Disponível em: <http://www.emeraldinsight.com/0024-2535.htm>. Acesso em 28 out. 2012.

CHRISTOVAM, A. Cliente Oculto: um estudo da técnica na pesquisa qualitativa. 2009. 97 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) – Pontífica Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

DETZEL, D. H; DESATNICK, R. Gerenciar bem é manter o cliente. São Paulo: Pioneira, 1995.

DISNEY INSTITUTE. O jeito Disney de encantar os clientes: do atendimento excepcional ao nunca parar de crescer e acreditar. São Paulo: Saraiva, 2011.

ENGLERT, N. F. Cliente Oculto: análise do processo de coleta, entrega e utilização das informações obtidas na melhoria do atendimento no varejo. 2011. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2011.

ERSTAD, M. Mystery shopping programmes and human resourse management, International Journal of Contemporary Hospitality Management, London, v. 10, n.1, 1998.

ESMARK, C. L.; NOBLE, S. M. Bad behavior and conflict in retailing spaces: nine suggestions to ease tensions. Business Horizons, n. 59, p. 95-104, 2016.

FITZSIMMONS, J. A; FITZSIMMONS, M. J. Service management: operations, strategy and information technology. New York: McGraw-Hill, 2004.

FORD, R. C.; GARY P. L.; LENNOX, G. Mystery shoppers: a new tool for coaching employee performance improvement. Organizational Dynamics, 40, p. 157-164, 2011.

FREEMANTLE, D. O que você faz que agrada aos seus Clientes? Agregando valor emocional positivo. São Paulo: Pearson, 2001.

FURNIVAL, A. C.; PINTO, E. L.; OUCHI, M. T. O uso da técnica de cliente oculto como ferramenta de avaliação do atendimento aos usuários de bibliotecas públicas: uma experiência brasileira na graduação de Biblioteconomia. Revista Interamericana de Bibliotecologia. vol. 35, n. 1, p. 27-38, 2012.

GRINBERG, C. S.; LUCE, F. B. Marketing metrics: um novo desafio para a disciplina de marketing. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 24, 2000, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ANPAD, setembro, 2000.

HARVEY, J. Service quality: a tutorial. Journal of Operations Management, n. 16, p. 583- 597, 1998.

JACOB, R. Why some customers are more equal than others. Fortune. v. 130, n. 19, September, p. 141-146, 1994.

KOTLER, P. Administração e Marketing. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma Orientação Aplicada. 3ª. Edição Porto Alegre: Bookman, 2001.

McDANIEL, C. D.; GATES, R. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

MELO, F. R. M. de, et. al. Cliente Oculto como instrumento de avaliação de desempenho na psicologia organizacional. Revista Eletrônica de Ciências Empresariais. Ano 03, Número 05, Agosto a Dezembro de 2009.

MICHELSON, M. In Taking the Mystery Out of Mystery Shopping. Palestra proferida em 2003. Disponível em: <http://www.mspa-eu.org/about/MysteryShopping1.ppt>. Acesso em: 17 fev. 2015.

MYSTERY SHOPPING PROVIDERS ASSOCIATION. About Mystery Shopping. 2015. Disponível em: <http://www.mspa-la.org/en/What_is_MS.html>. Acesso em: 16 fev. 2015.

ROZADOS, H. B. F. Uso de indicadores na

gestão de recursos de informação. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação [em línea]. 2005, v. 3, n. 1. Disponível

em: <http://www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/index.php/sbu_rci/article/viewFile/316/195>. Acessado em: 15 fev.2015

SHIFFMAN, L.; G. KANUK, L. L. Comportamento do consumidor. 9ª edição. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

SUSSKIND, S. K. Cliente Oculto: a metodologia que revolucionou o atendimento ao consumidor. 1.ed. São Paulo: Primavera Editorial, 2012.

TARANTOLA, C.; VICARD, P.; NTZOUFRAS, I. Monitoring and improving Greek banking services using Bayesian Networks: An analysis of mystery shopping data. Expert Systems with Applications, n. 39, p. 10103-10111, 2012.

TAVARES, C. V. C. C. Cliente Oculto - Uma ferramenta de pesquisa extraordinária para a melhoria do atendimento ao consumidor. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2013. v. 1. 74p .

ZEITHAML, V. A.; BITNER, M. J. Marketing de Serviços: a empresa com foco no cliente. Porto Alegre: Bookman, 2003.

WILSON, A. The use of performance information in the management of service delivery. Marketing Intelligence and Planning, 18, p. 127 – 134, 2000.

Publicado
2017-12-27
Como Citar
FEITOSA, D. R.; BRASIL, M. V. DE O.; MARROM, D. A. DA S.; SARAIVA, L. R. M. Cliente Oculto: uma ferramenta para tomada de decisão empresarial. Folha de Rosto, v. 3, n. 2, p. 57-66, 27 dez. 2017.
Seção
Artigos