Biblioteca Escolar e Mediação da Leitura: estudo sobre a importância da contação de história para a formação do leitor

  • Antônia Janiele Moreira da Silva Universidade Federal do Cariri - UFCA
  • Aline Quesado Alencar Universidade Federal do Cariri - UFCA
  • Maria Cleide Rodrigues Bernardino Universidade Federal do Cariri - UFCA

Resumo

Apresenta a importância e benefícios da contação de história, como uma das atividades de mediação da leitura, no contexto da biblioteca escolar. Tem com objetivo geral: averiguar a importância da contação de história para a formação de leitores, e o papel do bibliotecário como mediador da leitura. Entre os objetivos específicos encontram-se: discorrer sobre mediação da leitura, contação de história e a importância da biblioteca escolar; investigar a importância da contação de história para o incentivo à leitura; descrever atividades de contação de história em bibliotecas escolares e suas contribuições para a formação de leitores. Este trabalho é de cunho bibliográfico, quanto aos fins, caracteriza-se como descritivo, com abordagem qualitativa, visto que busca responder questões específicas, trabalhando com significados. A partir da análise dos dados foi possível perceber e comprovar a partir de práticas e depoimentos reais, a importância da contação de história para o incentivo à leitura, com diversos benefícios, como o desenvolvimento cognitivo, formação crítica do leitor, aumento da criatividade, dentre outros.

Biografia do Autor

Antônia Janiele Moreira da Silva, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Mestranda em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Graduada em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Especialista em Língua Portuguesa, pela Universidade Regional do Cairri (URCA). Bibliotecária do Colégio Santa Teresa.

Aline Quesado Alencar, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Mestranda em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Graduada em Odontologia, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Formação de Professores para o Ensino Superior, pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN).

Maria Cleide Rodrigues Bernardino, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Professora Adjunta da Universidade Federal do Cariri (UFCA) do Curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB); Doutora em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasilia (UnB); Mestre em Linguística, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 2003.

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco; BORTOLIN, Sueli. Bibliotecário: um essencial mediador de leitura. In. SOUZA, Renata Junqueira de. (Org.). Biblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação. Campinas: Mercado de Letras, 2009.

BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Como desenvolver a Competência em Informação (CI): uma mediação integrada entre a biblioteca e a escola. CRB-8 Digital, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 11-14, out. 2008. Disponível em: http://www.crb8.org.br/ Acesso em: 20 set. 2017.

BICHERI. Ana Lúcia Antunes de Oliveira; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco. Bibliotecário escolar: um mediador da leitura. Bibl. Esc. em Rev., Ribeirão Preto, v. 2, n. 1, p. 41-54, 2013. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/berev/article/view/106585/105180 Acesso em: 28 ago. 2017.

BORTOLIN, Sueli. Mediação oral literária: a voz dos bibliotecários lendo ou narrando. 2010. 232 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)- Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquista Filho’, Faculdade de Filosofia e Ciências, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Marília, São Paulo. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/103349/bortolin_s_dr_mar.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 12 dez. 2017.

_____. Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015.

_____.; BURGHI, Vera Jussara. A interação entre o bibliotecário e o leitor ouvinte na contação de histórias. Informação@profissões, Londrina, v. 3, n. 1-2, p. 213-226, jan./jun., 2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/21059/pdf_25 Acesso em: 01 out. 2017.

CHARTIER, Roger. Práticas da Leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.

CÔRTE, Adelaide Ramos; BANDEIRA, Suelena Pinto. Biblioteca Escolar. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2011.

FURTADO, Cássia. A biblioteca escolar brasileira no sistema educacional da sociedade da informação. Disponível em: http://www.eci.ufmg.br/gebe/downloads/317.pdf Acesso em: 17 set. 2017.

LARROSA, Jorge. Literatura, experiência e formação. In: COSTA, Marisa Vorraber. (Org.) Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p.133-160.

NÓBREGA, Nanci Gonçalves. No espelho, o Trickster. In: SANTOS, Fabiano dos; MARQUES NETO, José Castillo; ROSLING, Tania M. K. Mediação de leitura: discussões e alternativas para a formação de leitores. São Paulo: Global, 2009.

PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: Editora 34, 2013a.

_____. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2013b.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. Ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RAMOS, Ana Claudia. Contação de histórias: um caminho para a formação de leitores? Londrina, 2011. Dissertação (Mestrado em Educação)– Centro de Educação, Comunicação e Artes, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011. Disponível em: http://www.uel.br/pos/mestredu/images/stories/downloads/dissertacoes/2011/2011_-_RAMOS_Ana_Claudia.pdf Acesso em: 20 ago. 2017.

CAVALCANTE, Lídia Eugênia; RASTELI, Alessandro. A competência em informação e o bibliotecário mediador da leitura em biblioteca pública. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 18, n. 36, p. 157-180, jan./abr., 2013. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000013412/3b8285e4a561512647f2bea61b48ef0b/ Acesso em: 26 ago. 2017.

RODRIGUES, Edivânia Bráz Teixeira. Incentivo à leitura, contação de histórias e a formação de professores: um relato de experiências. Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, v. 8, n. 1, 2015, p. 64-69. Disponível em: http://www.cadernosets.com.br/index.php/cadernosets/article/view/198/125 Acesso em: 12 dez. 2017.

SIDOTI, Ana Paula; et al. Constituição do leitor. [2002?] Disponível em: http://www.lite.fae.unicamp.br/papet/2002/ep127/leitor.htm Acesso em: 25 ago. 2017.

SILVA, Rovilson José. Formar leitores na escola. In: SILVA, Rovilson José da; BORTOLIN, Sueli. (Org.). Fazeres cotidianos na biblioteca escolar. São Paulo: Polis, 2006. p. 73-78. Disponível em: http://abecin.org.br/data/documents/SILVA_BORTOLIN_Fazeres_cotidianos_na_biblioteca_escolar.pdf Acesso em: 12 dez. 2017.

VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de ler: formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.

Publicado
2017-12-22
Como Citar
SILVA, A. J. M. DA; ALENCAR, A. Q.; BERNARDINO, M. C. R. Biblioteca Escolar e Mediação da Leitura: estudo sobre a importância da contação de história para a formação do leitor. Folha de Rosto, v. 3, n. Especial, p. 36-44, 22 dez. 2017.
Seção
Artigos