A Relação Entre a Prática do Indexador e a Necessidade Informacional do Usuário: algumas considerações a partir do paradigma social

  • André Anderson Cavalcante Felipe Universidade Federal de Pernambuco
  • Naara Oliveira Góes Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.
  • Byanca Cristina Calixto de Souza Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a indexação realizada no Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural – Casa do Carnaval, observando se os aspectos sociais são evidenciados ou considerados na elaboração de termos descritores. Discute o processo de indexação dentro do paradigma social da Ciência da Informação, adotando as teorias de Capurro (2003), Araújo (2010; 2012), Gil Leiva (2008), Lancaster (2004), entre outros. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, tendo como método o estudo de caso. Os resultados obtidos demostram que não existe processo de indexação que considera a complexidade dos objetos culturais ou as nuances sociais que fazem parte do acervo presente na Casa de cultura. Por fim, considera que a pesquisa proporcionou maior abrangência teórica sobre a atividade do indexador, pois trouxe uma abordagem diferenciada das teorias tradicionais utilizadas no processo de indexação.

Palavras-chave: Ciência da informação. Indexação. Paradigma social. Usuários. Informação Cultural.

Biografia do Autor

André Anderson Cavalcante Felipe, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Estudos da Linguagem - UFRN

Mestre em Ciência da Informação - UFPB

Bacharel em biblioteconomia - UFC

Naara Oliveira Góes, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.
Graduada em História pela Universidade Rural de Pernambuco - UFRPE, graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.
Byanca Cristina Calixto de Souza, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
Graduanda de Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Referências

ALONSO, L. A atividade de indexação: uma construção social da realidade. 94f. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. 2012.

ARAÚJO, C. Estudos de usuários conforme o paradigma social da Ciência da Informação: desafios teóricos e práticos de pesquisa. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. 2, p. 23 - 39, jul./dez. 2010.

________. Paradigma Social nos estudos de Usuários da Informação. abordagem interacionista Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.22, n.1, p. 145-159, jan./abr. 2012.

BARROS, D.; SAORIM, R.; RAMALHO, F. Necessidades Informacionais e Comportamento de Busca da Informação dos Vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa – Paraíba. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.18, n.3, p. 171-184, set./dez. 2008.

CAPURRO, R. Epistemologia e ciência da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DAINFORMAÇÃO, 5., 2003, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação e Biblioteconomia, 2003.

CASTELLS, Manuel. A Era da Informação: economia, sociedade e cultura, vol. 3. São Paulo: Paz e terra, 1999.

GIL LEIVA, I.; FUJITA, M. Política de Indexação. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2012.

GONÇALVES, M. A percepção de usuários sobre a indexação na análise de assuntos para catalogação. In: FUJITA, M. et al. A indexação de livros: um estudo de observação do contexto sociocognitivo com protocolos verbais. São Paulo: Editora UNESP; 2009.

GONZÁLEZ DE GOMEZ, M. N. A representação do conhecimento e o conhecimento da representação: algumas questões epistemológicas. Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 3, p. 217 - 222, set./ dez. 1993.

LANCASTER, F. Indexação e Resumo: teoria e prática. 2. ed. Brasília: Brinquet de Lemos/ Livros,2004.

RECIFE. PREFEITURA DA CIDADE. Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural Casa do Carnaval. Disponível em: <http://www2.recife.pe.gov.br/servico/centro-de-formacao-pesquisa-e-memoria-cultural-casa-do-carnaval>. Acesso em: 16 out 2017.

SANTOS JÚNIOR, M. (Org.). Manual de Organização, Classificação e Empréstimo. Fundação de Cultura da Cidade do Recife. Biblioteca e Centro de Documentação de Arte. Recife, 1994.

Publicado
2018-12-30
Como Citar
FELIPE, A. A. C.; GÓES, N. O.; SOUZA, B. C. C. DE. A Relação Entre a Prática do Indexador e a Necessidade Informacional do Usuário: algumas considerações a partir do paradigma social. Folha de Rosto, v. 4, n. 2, p. 16-24, 30 dez. 2018.
Seção
Artigos