O comportamento dos usuários docentes frente à Arquitetura da Informação (AI) do SIGAA

  • Maria de Fatima Oliveira Costa Universidade Federal do Ceará
  • Osvaldo de Souza Universidade Federal do Ceará
  • Adriana Nóbrega da Silva Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Usuários da Informação, SIGAA, Arquitetura da Informação, Necessidades de informação, Usuários docentes

Resumo

Aborda usuários da informação no tocante ao uso do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) quanto às necessidades de informação e seu grau de satisfação dessa comunidade no referido sistema. O objetivo foi fazer uma reflexão sobre a relação dos participantes da pesquisa com o SIGAA, e o grau de satisfação com o uso da ferramenta. Específicos: a) verificar como se realiza a prática do usuário na Arquitetura da Informação (AI), considerando o conteúdo e contexto; b) conhecer o nível de dificuldade do usuário docente relacionado à AI; c) avaliar a busca e acesso pelos usuários docentes. Metodologia com uma pesquisa bibliográfica de natureza exploratória, com os docentes do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. Instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário. A pesquisa observou e analisou a AI do SIGAA. Os resultados indicaram uma baixa atratividade dos grupos de funcionalidades dos docentes.

Biografia do Autor

Maria de Fatima Oliveira Costa, Universidade Federal do Ceará

Douto em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora Associada da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordena o projeto de pesquisa na área de estudos de usuários da informação.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7584115523461248

Osvaldo de Souza, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará no Departamento de Ciências da Informação. É certificado como "Project Management Professional" pelo PMI (Project Management Institute).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2401685290370393

Adriana Nóbrega da Silva, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraiba (UFPB). Professora Adjunta I do Curso de Biblioteconomia da niversidade Federal do Ceará (UFC).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2802251250277443

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Publicado
2020-12-28
Como Citar
COSTA, M. DE F. O.; SOUZA, O. DE; SILVA, A. N. DA. O comportamento dos usuários docentes frente à Arquitetura da Informação (AI) do SIGAA. Folha de Rosto, v. 6, n. 3, p. 112-127, 28 dez. 2020.
Seção
Artigos