Covid-19, Tecnologia Digital e Educação

reflexões sobre a suspensão das aulas no contexto das escolas e creches comunitárias do Município de Camaçari, BA

  • Raquel Alves Sobrinho Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Jurandir de Almeida Araújo Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Barbara Coelho Neves Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Palavras-chave: Covid-19, Tecnologias digitais, Educação infantil

Resumo

O presente artigo tem como objetivo tecer uma análise crítico/reflexiva acerca do uso de aparatos tecnológicos digitais conectados à internet nas instituições comunitárias de Educação Infantil, em relação a minimização dos prejuízos causados pelo fechamento das escolas em decorrência da pandemia de Covid-19. A utilização desses equipamentos tem sido um dos principais meios para que a educação escolar aconteça de forma remota. A metodologia foi do tipo estudo de caso com abordagem qualitativa. Como resultado, o estudo revelou que as profissionais que atuam nas instituições comunitárias de ensino, têm se reinventado na busca de sistematizar propostas pedagógicas que diminuam os abismos que separam as aulas presenciais das aulas remotas. Por fim, destaca que as lacunas têm sido minimizadas com o uso dos aparatos tecnológicos digitais conectados à internet.

Biografia do Autor

Jurandir de Almeida Araújo, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro do Grupo de pesquisa Política e Gestão da Educação, do grupo de pesquisa Educação, Desigualdade e Diversidade e da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) pela Justiça Social (Abrapps). Professor do curso de Pedagogia da Fundação Visconde de Cairu (FVC) e do curso de Pedagogia EAD/UNEB.

Barbara Coelho Neves, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora em Educação. Pós-Doutora em Ciência da Informação. Professora da Universidade Federal da Bahia. Coordenadora do Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital (LTI Digital).

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Publicado
2020-06-28
Como Citar
SOBRINHO, R. A.; ARAÚJO, J. DE A.; NEVES, B. C. Covid-19, Tecnologia Digital e Educação: reflexões sobre a suspensão das aulas no contexto das escolas e creches comunitárias do Município de Camaçari, BA. Folha de Rosto, v. 6, n. 2, p. 70-82, 28 jun. 2020.
Seção
Artigos