Covid-19, Digital Technology and Education

reflections on the suspension of classes in the context of schools and community crèches in the Municipality of Camaçari, BA

  • Raquel Alves Sobrinho Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Jurandir de Almeida Araújo Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Barbara Coelho Neves Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Keywords: Covid19, Digital Technologies, Child Education

Abstract

This article aims to carry out a critical / reflexive analysis about the use of digital technological devices connected to the internet in community institutions for Early Childhood Education, in relation to minimizing the losses caused by the closure of schools due to the Covid-19 pandemic. The use of this equipment has been one of the main means for school education to take place remotely. The methodology was a case study with a qualitative approach. As a result, the study revealed that the professionals who work in the community teaching institutions, have reinvented themselves in the search to systematize pedagogical proposals that reduce the gaps that separate the classroom from remote classes. Finally, it highlights that the gaps have been minimized with the use of digital technological devices connected to the internet.

Author Biographies

Jurandir de Almeida Araújo, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro do Grupo de pesquisa Política e Gestão da Educação, do grupo de pesquisa Educação, Desigualdade e Diversidade e da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) pela Justiça Social (Abrapps). Professor do curso de Pedagogia da Fundação Visconde de Cairu (FVC) e do curso de Pedagogia EAD/UNEB.

Barbara Coelho Neves, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora em Educação. Pós-Doutora em Ciência da Informação. Professora da Universidade Federal da Bahia. Coordenadora do Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital (LTI Digital).

References

ALVES SOBRINHO, Raquel; ARAÚJO, Jurandir de Almeida. Os espaços educacionais comunitários como lugar de inclusão social de criança em situação de vulnerabilidade. In: NEVES, Bárbara Coelho Neves; CORREIA, Patrícia Carla da Hora. (Orgs.). As tecnologias e o contexto da educação inclusiva: problematizações em espaços educacionais. São Cristóvão: Editora UFS, 2018.

AVELINO, Wagner Feitosa Avelino; MENDES, Jessica Guimarães. A realidade da educação brasileira a partir da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 56-62, maio, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.3759679. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/AvelinoMendes. Acesso em: 24 abr. 2020.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 28 jun. 2020.

CAMAÇARI. Projeto Mais e Melhor Educação em Casa. 2020. Disponível em: http://seduc.camacari.ba.gov.br/portal/funcao.php?url=emcasa.php. Acesso em: 24 abr. 2020.

CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO A EDUCAÇÃO. COVID-19, Educação e Proteção de crianças e adolescentes: comunidade escolar, família e profissionais da educação e proteção da criança e adolescente. Guia para tomadores de decisão, volume 1, março de 2020a. Disponível em: https://media.campanha.org.br/acervo/documentos/COVID-19_Guia1_FINAL.pdf. Acesso em: 28 jun. 2020.

CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO A EDUCAÇÃO. COVID-19 Educação à Distância: informe-se e saiba como agir, cobrar e trabalhar pela educação de maneira colaborativa. Guia para tomadores de decisão, volume 3, abril de 2020b. Disponível em: https://media.campanha.org.br/acervo/documentos/COVID-19_Guia3-EaD_FINAL.pdf. Acesso em: 28 jun. 2020.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer nº. 05 de 30 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em: https://www.semesp.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Parecer-CNE-CP_5_2020.pdf. Acesso em: 07 maio 2020.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

MENSAGENS e ações importantes a Covid-19, prevenção e controle em escolas. Mar., 2020. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/51955/OPASBRACOVID1920015_por.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 28 jun. 2020.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2015, p. 09-30.

OLIVEIRA, Hudson do Vale de; SOUZA, Francimeire Sales de. Do conteúdo programático ao sistema de avaliação: reflexões educacionais em tempos de pandemia (COVID-19). Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 15-24, maio 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.3753654. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/OliveiraSouza. Acesso em: 28 jun. 2020.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Repensar a educação: rumo a um bem comum mundial. Brasília, 2016. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000244670. Acesso em: 28 jun. 2020.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Gestão da Educação Pública com Uso de Tecnologia Digital: Características e Tendências. Brasília, 2018. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000266239. Acesso em: 28 jun. 2020.

Published
2020-06-28
How to Cite
SOBRINHO, R. A.; ARAÚJO, J. DE A.; NEVES, B. C. Covid-19, Digital Technology and Education: reflections on the suspension of classes in the context of schools and community crèches in the Municipality of Camaçari, BA. Folha de Rosto, v. 6, n. 2, p. 70-82, 28 Jun. 2020.
Section
Artigos