Pessoas com deficiência e o acesso à informação durante as atividades remotas na Universidade Federal do Ceará
Resumo
Introdução: Discute questões relacionadas aos estudos de usuários, protagonismo e empoderamento social, a partir de uma pesquisa voltada à comunidade de pessoas com deficiência da Universidade Federal do Ceará (UFC) durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Objetivos: Tem como objetivo geral descobrir se existem e quais são os desafios envolvendo o uso e acesso à informação a comunidade de Pessoas com Deficiência na UFC durante as atividades remotas. Como objetivos específicos pretende a) analisar se houve material e métodos acessíveis; b) investigar se a comunidade estudada possui condições estruturais, tecnológicas e psicológicas para realização das atividades remotas e c) identificar se a comunidade estudada possui agentes de acessibilidade. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental para a construção de referencial teórico e optou-se pela pesquisa de caráter exploratório, com uma abordagem qualitativa. Utiliza o formulário eletrônico como instrumento de coleta de dados, com questões objetivas e subjetivas. Resultados: Houve dificuldades relacionadas à acessibilidade de diversos tipos durante as atividades remotas, por outro lado, existiram facilitações em decorrência do uso de Tecnologia Assistiva. Conclusão: A realização dos estudos de usuários é fundamental para compreender de maneira sistêmica e holística as nuances que envolvem os usuários da informação. O bibliotecário nesse contexto é o profissional que pode operacionalizar tais estudos, para a partir disso promover políticas de inclusão, integração e acessibilidade.
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