Pessoas com deficiência e o acesso à informação durante as atividades remotas na Universidade Federal do Ceará

  • Italo Teixeira Chaves Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Flávio Sousa de Andrade Junior Universidade Federal do Ceará
  • Raquel Gomes Justino de Siqueira Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Giovanna Rocha Fernandes Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Maria de Fátima Oliveira Costa Universidade Federal do Ceará (UFC)
Palavras-chave: Pessoas com deficiência, Estudos de usuários, Acessibilidade, Tecnologias assistivas

Resumo

Introdução: Discute questões relacionadas aos estudos de usuários, protagonismo e empoderamento social, a partir de uma pesquisa voltada à comunidade de pessoas com deficiência da Universidade Federal do Ceará (UFC) durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Objetivos: Tem como objetivo geral descobrir se existem e quais são os desafios envolvendo o uso e acesso à informação a comunidade de Pessoas com Deficiência na UFC durante as atividades remotas. Como objetivos específicos pretende a) analisar se houve material e métodos acessíveis; b) investigar se a comunidade estudada possui condições estruturais, tecnológicas e psicológicas para realização das atividades remotas e c) identificar se a comunidade estudada possui agentes de acessibilidade. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental para a construção de referencial teórico e optou-se pela pesquisa de caráter exploratório, com uma abordagem qualitativa. Utiliza o formulário eletrônico como instrumento de coleta de dados, com questões objetivas e subjetivas.  Resultados: Houve dificuldades relacionadas à acessibilidade de diversos tipos durante as atividades remotas, por outro lado, existiram facilitações em decorrência do uso de Tecnologia Assistiva. Conclusão: A realização dos estudos de usuários é fundamental para compreender de maneira sistêmica e holística as nuances que envolvem os usuários da informação. O bibliotecário nesse contexto é o profissional que pode operacionalizar tais estudos, para a partir disso promover políticas de inclusão, integração e acessibilidade.

Biografia do Autor

Italo Teixeira Chaves, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduando em biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Flávio Sousa de Andrade Junior, Universidade Federal do Ceará

Graduando em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará

Raquel Gomes Justino de Siqueira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará

Giovanna Rocha Fernandes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará.

Maria de Fátima Oliveira Costa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Ciência da Informação. Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado
2022-09-07
Como Citar
CHAVES, I. T.; SOUSA DE ANDRADE JUNIOR, F.; SIQUEIRA, R. G. J. DE; FERNANDES, G. R.; COSTA, M. DE F. O. Pessoas com deficiência e o acesso à informação durante as atividades remotas na Universidade Federal do Ceará. Folha de Rosto, v. 8, n. 2, p. 31-58, 7 set. 2022.
Seção
Artigos