Práticas de informação de cartunistas

o projeto Malvados Daily

  • Lázaro Almeida Galvão Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Lucas Almeida Serafim Universidade Federal do Cariri (UFCA)
Palavras-chave: Projeto Malvados Daily, cartunistas, práticas de informação

Resumo

Apresenta o projeto Malvados Daily, uma página no Instagram produzida como instrumento de coleta de dados de pesquisa descritiva sobre as práticas de informação de cartunistas. Mostra as fases do desenvolvimento desta ferramenta digital, cuja funcionalidade foi: a) organizar e disseminar o acervo pessoal de desenhos ilustrados do pesquisador, e, ao mesmo tempo, inserí-lo no campo a ser pesquisado; b) conhecer as práticas de informação da comunidade cartunista na rede social Instagram; c) concretizar a interdisciplinaridade entre a Biblioteconomia e o contexto dos cartunistas, através da aplicação de métodos de organização documentária convencionais e digitais. Como resultado, pormenoriza a) os processos técnicos: o emprego da Classificação Decimal de Dewey e da Tabela Cutter-Sanborn – linguagens documentárias originalmente orientadas para o formato impresso em ambiente digital; e b) estudo de uso: mapeamento e feedback das práticas de informação na comunidade virtual engajada na página. Por fim, conclui que a página Malvados Daily representa não apenas uma ambiente que disponibiliza conteúdo especializados, já que: a) em nível teórico, expande o campo de estudo e atuação de profissionais de informação, ao chamar atenção para prática de informação informal, com padrões de informação distintos da teoria informacional convencional; b) em nível metodológico, possibilita a análise holística e contextualizada do fenômeno analisado; c) em nível prático, ilustra a necessária interdisciplinaridade entre a Biblioteconomia e a prática social de informação dos cartunistas, mediante a constituição dos seus métodos pré-determinados de busca, os quais, ainda que atuem em nível rudimentar (protótipo), instigam futuras pesquisas sobre o assunto.

Biografia do Autor

Lázaro Almeida Galvão, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Atualmente é bolsista de pesquisa no projeto intitulado Diagnóstico da Governança Interfederativa nos municípios da Região Metropolitana do Cariri (RMC). Possui experiência na área de Biblioteconomia com ênfase em Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Editoração, Tratamento e Organização da Informação e Práticas de Informação. Como competência profissional desenvolve sites, e-books e revistas científicas para professores de universidades. Possui plataforma própria de publicação: ebookscariri.com

Lucas Almeida Serafim, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. É Professor do curso de Biblioteconomia e do Mestrado Profissional em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), anteriormente campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Cariri.

Referências

ANTUNES, Teresa Patrícia Silva. O humor em contexto organizacional. 2017. 73f. Dissertação. (Mestrado em Gestão de Recursos Humanos) – Universidade do Minho, Braga, 2017. Disponível em em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/46510 Acesso em: 29 abr. 2022.

BAGNOLI, Anna. Beyond the standard interview: the use of graphic elicitation and artsbased methods. Qualitative Research, [S. l.], v. 9, n. 5, p. 547-570.

COX, Andrew M. An exploration of the practice approach and is place in information science. Journal of Information Science, [S. l.], v. 38, n. 2, p. 176-188, 2012.

DEWEY, Melvil. Dewey decimal classification and relative index. 23. ed. Dublin, Ohio: OCLC, 2011.

FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo; FREIRE, Isa Maria. Introdução à Ciência da Informação. João Pessoa: UFPB, 2009.

FULTON, Crystal; HENEFER, Jean. Information practice. In: ENCYCLOPEDIA of Library and Information Science. 3rd ed. New York: Taylor and Francis, 2010. p. 2519-2525.

GALVÃO, Lázaro Almeida. Práticas de informação de cartunistas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso – Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Norte, 2021.

GALVÃO, Lázaro Almeida. Malvados Daily. c2022. Instagram: @malvadosdaily. Disponível em: https://www.instagram.com/malvadosdaily/. Acesso em: 1 jan. 2022.

GONZÁLEZ DE GOMEZ, Maria Nélida. Escopo e abrangência da Ciência da Informação e a Pós-Graduação na área: anotações para uma reflexão. Transinformação, Campinas, v. 15, n. 1, p. 31-43, jan./abr. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/FwJWGzhN77SSYWNqwHHyYgw/abstract/?lang=pt Acesso em: 29 abr. 2022.

HARTEL, Jenna. Diagrams of the Serious Leisure Perspective. In: The Serious Leisure Perspective (SLP). [s. l.: s. n.], 2013. Disponível em: https://www.seriousleisure.net/slpdiagrams.html. Acesso em: 01 jan. 2021.

KARI, Jarkko; HARTEL, Jenna. Information and higher things in life: Addressing the pleasurable and the profound in information science. Journal of the American Society for Information Science and Technology, [S. l.], v. 58, n. 8, p. 1131-1147, 2007.

HOYER, Jennifer. Information is social: information literacy in context. Reference Services Review, [S. l.], v. 39, n. 1, p. 10-23, 2011.

LIVE de Quadrinhos. Entrevistadores: Francisco Uchoa et. al. [S. l.: s. n.]. 2020. 28 vídeos (58 h). Publicado pelo canal Viagem ao Fundo do Baú. Disponível em: https://youtube.com/playlist?list=PLe1XjtnIdz2JFCUyeOvktHxsgV0-jmUrb. Acesso em: 11 ago. 2021.

MALDITOS Cartunistas. Direção, produção e roteiro de Daniel Garcia e Daniel Paiva. [S. l.]: Cavídeo, Tarja Preta e Daniéis Entretenimento, 2011. Disponível em: https://www.youtube.com/user/Danieisltda/videos. Acesso em: 01 jan. 2020.

OCLC. Dewey Cutter Program. [S. l.]: OCLC, c2019. Disponível em: https://help.oclc.org/@api/deki/files/5798/Cutter110.exe?revision=1. Acesso em: 10 dez. 2021.

SARDELICH, Maria Emília. Leitura de Imagem, Cultura Visual e Poéticas Educativas. Revista Cadernos de Pesquisa, [S. l.], v. 36, n. 128, p. 551-472, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/tQws4zsftqmGxhq3XqVJTWL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 nov. 2021.

SERAFIM, Lucas Almeida. Competências em informação e The Serious Leisure Perspective: um novo espaço de interlocução. 213 f. 2016. Doutorado (Ciência da Informação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9699?locale=pt_BR Acesso em: 29 abr. 2022.

SERAFIM, Lucas Almeida; FREIRE, Gustavo Henrique Freire. Incompetências em informação: o caso da conveniência na busca por informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 36-59, maio/ago. 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/61565 Acesso em: 29 abr. 2022.

STEBBINS, Robert A. Fun, enjoyable, satisfying, fulfilling: describing positive leisure experience. Leisure Studies Association Newsletter, [S. l.], n. 69, nov. 2004.

STEBBINS, Robert A. Leisure and its relationship to library and: information science: bridging the gap. Library Trends, [S. l.], v. 57, n. 4, p. 618-631, 2009a.

STEBBINS, Robert A. Serious leisure and work. Sociology Compass, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 764-774, 2009b.

VERGUEIRO, Waldomiro. A linguagem dos quadrinhos: uma “alfabetização” necessária. In: RAMA, Ângela; VERGUEIRO, Waldomiro (org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

VERGUEIRO, Waldomiro. Panorama das histórias em quadrinhos no Brasil. [S. l.]: Peirópolis, 2017.

WILSON, Thomas D. Information behavior: an interdisciplinary perspective. Information Processing and Management, [S. l.], v. 33, n. 4, p. 551-572, 1997.

YU, Liangzhi. Towards a reconceptualization of the 'information worlds of individuals'. Journal of Librarianship and Information Science, [S. l.], v. 44, n. 1, p. 3-18, 2011.

Publicado
2022-05-07
Como Citar
GALVÃO, L. A.; SERAFIM, L. A. Práticas de informação de cartunistas: o projeto Malvados Daily. Folha de Rosto, v. 8, n. 1, p. 358-375, 7 maio 2022.