Arquitetura da Informação

práticas informacionais dos bibliotecários

  • Dayanne da Silva Prudencio Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Thairine Abreu Soares Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Palavras-chave: arquitetura da informação, práticas informacionais, atuação do bibliotecário

Resumo

Este trabalho objetiva identificar e apresentar as práticas desenvolvidas por bibliotecários de formação que atuam na área da Arquitetura da Informação, assim como as trilhas de aprendizagem e a qualificação fornecida na graduação em Biblioteconomia para atuação neste nicho de mercado. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, caracterizando-se como uma pesquisa exploratória e descritiva quanto aos fins. Utiliza-se de questionários para coleta de dados, aplicados a profissionais correspondentes ao perfil de pesquisa. Diante dos resultados e discussões, verifica-se que as habilidades e competências dos bibliotecários e arquitetos da informação são equivalentes quanto à atuação nos ambientes digitais, como também a importância das relações interpessoais e compartilhamento de práticas e saberes dentro da comunidade de atuação. Conclui-se que são necessários cursos complementares e educação continuada para que o bibliotecário atue neste nicho de mercado, da mesma forma levanta-se a reflexão acerca do currículo dos cursos de Biblioteconomia diante das demandas atuais do mercado.

Biografia do Autor

Dayanne da Silva Prudencio, Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora em Ciência da Informação pelo convênio IBICT/UFRJ; Professora Adjunta do Departamento de Biblioteconomia da Unirio

Thairine Abreu Soares, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Referências

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. O que são práticas informacionais? Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 2, n. esp., p. 217-236, out. 2017. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/28421/1/2017_art_caaaraujo.pdf. Acesso em: 15 set. 2021.

BRASIL. Classificação Brasileira de Ocupações. [S. l.], c2017. Disponível em: http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/pesquisas/BuscaPorTituloResultado.jsf. Acesso em: 16 jul. 2021.

CAMARGO, Liriane Soares de Araújo de; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borseti Gregório. Arquitetura da informação: uma abordagem prática para o tratamento de conteúdo e interface em ambientes informacionais digitais. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

CÔRTE, Adelaide Ramos e. A Biblioteconomia frente às inovações tecnológicas. Ensaios APB, São Paulo, n. 85, dez. 2000. Disponível em: https://abecin.org.br/wp-content/uploads/2021/03/Ensaios_APB_n_85.pdf. Acesso em: 29 ago. 2021.

CRUZ, Tatyane Lucia; SILVA, Fábio Mascarenhas e; BUFREM, Leila Santiago; SOBRAL, Natanael Vitor. O perfil do gestor da informação: um estudo a partir dos egressos do curso de gestão da informação da UFPE. Informação & Informação, Londrina, v. 22, n. 1, p. 150-184, jan./abr. 2017. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/46360. Acesso em: 11 set. 2021.

ESPANTOSO, José Juan Péon. O arquiteto da informação e o bibliotecário do futuro. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 23-24, n. 2, p. 135-146, 2000. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/8279. Acesso em: 9 jun. 2021.

LLOYD, Annemaree. Trapped between a rock and a hard place: what counts as information literacy in the workplace and how is it conceptualized? Library Trends, Champaign, IL, v. 60, n. 2, p. 277-296, 2011. Disponível em: https://www.ideals.illinois.edu/handle/2142/31879. Acesso em: 20 set. 2021.

NAVES, Madalena Martins Lopes. Estudo de fatores interferentes no processo de análise de assunto. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 189-203, jul./dez. 2001. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/428. Acesso em: 1 abr. 2021.

NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

NONATO, Rafael dos Santos; BORGES, Graciane Silva Bruzinga; MACULAN, Benildes Coura; LIMA, Gercina Ângela Borém de Oliveira Lima. Arquitetura da informação em bibliotecas digitais: uma abordagem da ciência da informação e da Biblioteconomia. Informação & Informação, v. 13, n. 2, p. 125-141, jul./dez. 2008. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/44665. Acesso em: 16 jul. 2021.

NORTE, Mariângela Braga. Glossário de termos técnicos em Ciência da Informação: inglês/português. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2010.

PINTO, Virgínia Bentes; RABELO, Camila Regina de Oliveira; GIRÃO, Igor Peixoto Torres; RAULINO NETO, Francisco Hilton Rodrigues. A percepção dos profissionais e dos estudantes de Biblioteconomia acerca da práxis do arquiteto da informação. Revista Folha de Rosto, v. 1, n. 2, p. 17-28, jul./dez. 2015. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/39742. Acesso em: 29 ago. 2021.

PRUDENCIO, Dayanne da Silva. Trilhas de aprendizagem dos bibliotecários de Ciências da Saúde à luz da aprendizagem situada. 2019. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

PRUDENCIO, Dayanne da Silva; BIOLCHINI, Jorge Calmon de Almeida. Informação e saúde nos currículos dos cursos de Biblioteconomia do Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais [...]. Londrina: Enancib, 2018. p. 6779-6799. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/153378. Acesso em: 24 set. 2021.

ROCHA, Janicy Aparecida Pereira; GANDRA, Tatiane Kremsper. Práticas informacionais: elementos constituintes. Informação & Informação, Londrina, v. 23, n. 2, p. 566-595, maio/ago. 2018. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/28857. Acesso em: 19 fev. 2021.

ROSA, Maria Nilza Barbosa. A formação da opinião profissional em Biblioteconomia. Ensaios APB, São Paulo, n. 88, mar. 2001. Disponível em: https://abecin.org.br/wp-content/uploads/2021/03/Ensaios_APB_n_88.pdf. Acesso em: 29 ago. 2021.

ROSENFELD, Louis; MORVILLE, Peter. Information architecture for World Wide Web. 3. ed. Sebastopol: O‘Reilly, 2006.

ROSENFELD, Louis; MORVILLE, Peter; ARANGO, Jorge. Information Architecture: for the Web and Beyond. 4. ed. EUA: O'Reilly Media, 2015. E-book.

SANTOS, Raimunda Fernanda dos; SILVA, Eliane Ferreira da. O bibliotecário como arquiteto da informação: os desafios e as novas abordagens no hodierno contexto. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, [s. l.], v. 3, n. 2, 2013. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/67965. Acesso em: 4 fev. 2021.

SEMELER, Alexandre Ribas. Ciência da informação em contextos de e-science: bibliotecários de dados em tempos de Data Science. 2017. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185593. Acesso em: 27 abr. 2022.

SILVA, Maria Amélia Teixeira da; PINHO NETO, Júlio Afonso Sá de; DIAS, Guilherme Ataíde. Arquitetura da informação para quê e para quem?: uma reflexão a partir da prática em ambientes informacionais digitais. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, [s. l.], v. 18, n. 37, p. 283-302, maio/ago. 2013. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/47824. Acesso em: 4 jun. 2021.

SPACKMAN, Andy. Client-based experiential learning and the librarian: Information literacy for the real world. Journal of Business & Finance Librarianship, [s. l.], v. 21, n. 3-4, p.258-273, nov. 2016. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/08963568.2016.1226616?journalCode=wbfl20. Acesso em: 20 ago. 2021.

TEIXEIRA, Thiciane Mary Carvalho; VALENTIM, Marta Lígia Pomin. Estratégias para disseminação do conhecimento organizacional: o papel da arquitetura da informação. Informação & Informação, Londrina, v. 17, n. 3, p. 165-180, set./dez. 2012. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/44448. Acesso em: 16 jul. 2021.

VALENTIM, Marta Lígia Pomin. O moderno profissional da informação: formação e perspectiva profissional. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 5, n. 9, p. 16-28, 2000. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/45843. Acesso em: 16 jul. 2021.

ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Publicado
2022-05-07
Como Citar
PRUDENCIO, D. DA S.; SOARES, T. A. Arquitetura da Informação: práticas informacionais dos bibliotecários. Folha de Rosto, v. 8, n. 1, p. 327-357, 7 maio 2022.
Seção
Artigos