Práticas informacionais no campo de estudos da Ciência da Informação
desafios contemporâneos nas pesquisas brasileiras
Resumo
As Práticas Informacionais, no campo de estudos da Ciência da Informação (CI), podem, conforme Araújo (1998)¹, ser compreendidas como ações de recepção, geração e transferência de informações, geradas a partir de diferentes circuitos comunicacionais no âmbito das formações sociais vivenciadas pelos sujeitos informacionais. Neste sentido, tais práticas vinculam, de forma direta, a informação aos sujeitos e os seus contextos de vida, permitindo proceder-se a análises focadas a partir das relações entre os sujeitos, os contextos e a informação. Tais análises tendem a ampliar a compreensão sobre a informação enquanto fenômeno social e relacional. Sob esta visão, os estudos sobre práticas informacionais desenvolvidos no Brasil têm se caracterizado como contribuições importantes para a CI, no sentido de apresentar diferentes sujeitos sociais e seus papéis nos mais diversos contextos de recepção, geração e transferência da informação. Este número temático reúne estudos sobre práticas informacionais, tendo em vista as várias abordagens atreladas às necessidades, comportamentos, buscas e uso da informação de sujeitos em diferentes contextos. Portanto, neste dossiê intitulado “Práticas informacionais no campo de estudos da Ciência da Informação: desafios contemporâneos nas pesquisas brasileiras”, apresentamos 16 artigos originais e inéditos.
Referências
ARAÚJO, Eliany Alvarenga de. A construção social da informação: análise de práticas informacionais de Organizações Não-Governamentais (ONGs) brasileiras. 1998. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) -Universidade de Brasília, Brasília, 1998.
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