A mediação da informação na divulgação científica
abordagem crítica no contexto das tecnologias digitais
Resumo
Tomando como base a produção massiva de informações qualificadas e os aparatos tecnológicos de busca, observa-se que o arcabouço de conhecimentos ainda circula majoritariamente entre os pares e, muitas vezes, não é divulgado junto à população. É importante que este processo seja pensado levando em consideração as condições materiais gerais e específicas, e, nesse sentido, alcança-se que a compreensão do processo de mediação da informação em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no escopo da Ciência da Informação se torna fundamental. O presente artigo traz, então, uma reflexão teórico-discursiva acerca da divulgação científica como processo de mediação da informação em CT&I, no contexto das tecnologias digitais. Para tanto, toma como referência um levantamento bibliográfico no domíno das inter-relações entre Ciência da Informação e Comunicação. Apresenta alguns elementos que compõem a divulgação cientifica como estratégia de mediação da informação em CT&I, na relação dinâmica com os processos, as tecnologias e os sujeitos informacionais envolvidos. Considera-se a necessidade do estabelecimento de uma educação científica, tecnológica e inovadora, que anseia fincar raízes sólidas nos contextos sociais e culturais mais amplos.
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