Educação, Pesquisa e Produção Científica
memória e trajetória de atuação de um grupo de pesquisa na Ciência da Informação no Brasil
Resumo
Esta pesquisa descreve a trajetória de atuação do Grupo de Pesquisa ‘Educação, Pesquisa e Produção Científica’, cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e o desenvolvimento de um de seus principais produtos, a Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci), acessível universalmente. Evidencia o quadro corrente do Grupo, tratando de suas contribuições científicas, sociais e inovadoras. Adota os Estudos Métricos da Informação e a Análise de Redes Sociais como meio para mapear o perfil de formação acadêmica do grupo, o quantitativo da produção científica colaborativa interna entre os seus participantes, a coocorrência dos temas mais trabalhados e os membros que se destacam na rede de produção científica que caracteriza o Grupo, entre os anos 2010 e 2021. Extrai os dados a partir de registros no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, nos currículos dos membros pela Plataforma Lattes e na sua produção em periódicos e eventos científicos. Nos resultados, identifica a formação acadêmica elevada dos membros. Constata que os temas coocorrentes mais investigados correspondem aos objetivos do grupo e percebe a ampliação das publicações dos seus resultados de pesquisa em periódicos científicos da Ciência da Informação. Na observância dos laços entre os membros e verificação dos que se sobressaem na rede, destaca vínculos institucionais e a importância da liderança do grupo ao intermediar parcerias entre os seus participantes. Considera que as pesquisas do grupo contribuem para análises sobre a produção científica em diferentes domínios e reflexão crítica sobre a sua prática.
Referências
BUFREM, L. S.; COSTA, F. D.O.; GABRIEL JUNIOR, R. F.; PINTO, J. S. P. Modelizando práticas para a socialização de informações: a construção de saberes no ensino superior. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 15, n. 2, p. 22-41, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23631/19095. Acesso em: 21 ago. 2022.
BUFREM, L. S.; FABIAN, C. L.; BREDA, S. M. ; BABISZ, J. C.; OUCHI, S. K. Thematic presence of the virtual user/client in articles of periodicals specialized in information science. In: IFLA PRE CONFERENCE, 2004, São Paulo. Proceedings... São Paulo: IFLA, 2004. p. 6-10.
BUFREM, L. S.; FREITAS, J. L. Aproximações entre Educação e Ciência da Informação (1972-2014): análise diacrônica da produção científica de um interdomínio. In: Encontro Ibérico EDICIC, 7., 2015, Madrid. Atas... Madrid: Universidad Complutense de Madrid, 2015. p. 1-12. Disponível em: https://eprints.ucm.es/id/eprint/34518/1/32-Bufrem_producao-cientifica.pdf. Acesso em: 21 ago. 2022.
BUFREM, L. S. Memória e construção social da Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci). In: MARTELETO, R.; SALDANHA, G (org.). A mediação dos saberes em perspectiva: V Colóquio Científico Internacional da Rede Mussi. Rio de Janeiro: Ibict, 2022. p. 19-29. Disponível em: http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/1231/1/MarteletoSaldanha_ColoquioMussi.pdf. Acesso em: 03 set. 2022.
BUFREM, L. S.; OLIVEIRA, E. F. T. ; SOBRAL, N. V. ; ALVES, B. H. A relação entre Educação e Ciência da Informação na produção científica brasileira dos pesquisadores PQ em Ciência da Informação. In: Encontro Ibérico EDICIC, 8., 2017, Madrid. Atas… Madrid: Universidade de Coimbra, 2017. p. 1135-1143. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6599038. Acesso em: 11 ago. 2022.
FREITAS, J. L. Opções metodológicas em pesquisas na área de Ciência da Informação: contribuições a uma análise de domínio. 2012. 146 p. Dissertação (Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/27330. Acesso em: 11 ago. 2022.
SANZ-CASADO, E.; MARTÍN MORENO, C. Técnicas bibliométricas aplicadas a los estudios de usuarios. Revista General de Información y Documentación, Madrid, v. 7, n. 2, p. 41-68, 1997. Disponível em: https://revistas.ucm.es/index.php/RGID/article/view/RGID9797220041A/10878. Acesso em: 21 ago. 2022.
SAYÃO, L. F. Bases de dados: a metáfora científica. Ciência da Informação, Brasília-DF, v. 25, n. 3, p. 314-318, 1996. Acesso em: 16 ago. 2022. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/629/633. Acesso em: 21 ago. 2022.
SOUZA, R. M.; SOUZA, C. M. Caminhos da história – sujeitos da memória: um construto do conhecimento através do arranjo documental e da descrição arquivística. In: CONGRESSO NACIONAL DE ARQUIVOLOGIA, 2., 2006, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, [s. n.], 2006. p. 23-27. Disponível em: https://www.aargs.com.br/IICNA/trabalhos/rosale_souza.pdf. Acesso em: 21 ago. 2022.
Copyright (c) 2023 Folha de Rosto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.