Educação, Pesquisa e Produção Científica

memória e trajetória de atuação de um grupo de pesquisa na Ciência da Informação no Brasil

  • Leilah Santiago Bufrem Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Rafael Silva da Câmara Universidade Federal da Paraíba
  • Juliana Lazzarotto Freitas Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA)
  • Rene Faustino Gabriel Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Alejandro Caballero Rivero Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA)
Palavras-chave: Grupo de pesquisa, Produção científica, Base de dados, Brapci, Memória

Resumo

Esta pesquisa descreve a trajetória de atuação do Grupo de Pesquisa ‘Educação, Pesquisa e Produção Científica’, cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e o desenvolvimento de um de seus principais produtos, a Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci), acessível universalmente. Evidencia o quadro corrente do Grupo, tratando de suas contribuições científicas, sociais e inovadoras. Adota os Estudos Métricos da Informação e a Análise de Redes Sociais como meio para mapear o perfil de formação acadêmica do grupo, o quantitativo da produção científica colaborativa interna entre os seus participantes, a coocorrência dos temas mais trabalhados e os membros que se destacam na rede de produção científica que caracteriza o Grupo, entre os anos 2010 e 2021. Extrai os dados a partir de registros no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, nos currículos dos membros pela Plataforma Lattes e na sua produção em periódicos e eventos científicos. Nos resultados, identifica a formação acadêmica elevada dos membros. Constata que os temas coocorrentes mais investigados correspondem aos objetivos do grupo e percebe a ampliação das publicações dos seus resultados de pesquisa em periódicos científicos da Ciência da Informação. Na observância dos laços entre os membros e verificação dos que se sobressaem na rede, destaca vínculos institucionais e a importância da liderança do grupo ao intermediar parcerias entre os seus participantes. Considera que as pesquisas do grupo contribuem para análises sobre a produção científica em diferentes domínios e reflexão crítica sobre a sua prática.

Biografia do Autor

Leilah Santiago Bufrem, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

É graduada e licenciada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1964), graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Paraná (1963). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1981), doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1991), pós-doutora pela Universidad Autónoma de Madrid (1995). Especialização em Ação Cultural pela Universidade de São Paulo(1987), especialização em Cultura Portuguesa pela Universidade de Lisboa (1975), especialização em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Federal do Paraná (1975), especialização em Teoria do Conhecimento pela Universidade Federal do Paraná (1974). Professora Titular aposentada do Curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora Permanente na qualidade de Professora Visitante Sênior no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco e permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1C, pelo CNPq.

Rafael Silva da Câmara, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI UFPB). Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI UFPE). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro do grupo de pesquisa Educação, Pesquisa e Produção Científica, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de pesquisa Produção e Comunicação do Conhecimento Científico e Tecnológico.

Juliana Lazzarotto Freitas, Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista - Unesp/Marília (2017). Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná (2012). Especialista em Gestão de Negócios pela Universidade Federal do Paraná (2011). Graduada em Gestão da Informação pela Universidade Federal do Paraná (2009). Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: produção e comunicação científica, estudos métricos da informação e metodologia da pesquisa científica. Atualmente é bolsista DB do Programa de Capacitação Institucional (CNPq) no Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA).

Rene Faustino Gabriel Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduado em Biblioteconomia e Documentação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008), com mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná (2011) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIN) da mesma universidade e coordenador do Curso de Biblioteconomia EAD da UFRGS - UAB/CAPES.

Alejandro Caballero Rivero, Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA)

Graduação em Engenharia Civil na especialidade de Pontes e Túneis (1990). Pós-graduação em nível de Mestrado acadêmico: 1) em Engenharia (1990); 2) em Gerência da Ciência e da Inovação (2005); 3) em Ciência da Informação (2017). Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (2021). Bolsista de Programa de Capacitação Institucional do CNPq - Nível DC.

Referências

BIANCHETTI, L. Grupos de pesquisa e formação de orientadores: depoimentos de pesquisadores . Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 52, p. e08943, 2022. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/8943/4452. Acesso em: 03 set. 2022.
BUFREM, L. S.; COSTA, F. D.O.; GABRIEL JUNIOR, R. F.; PINTO, J. S. P. Modelizando práticas para a socialização de informações: a construção de saberes no ensino superior. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 15, n. 2, p. 22-41, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23631/19095. Acesso em: 21 ago. 2022.
BUFREM, L. S.; FABIAN, C. L.; BREDA, S. M. ; BABISZ, J. C.; OUCHI, S. K. Thematic presence of the virtual user/client in articles of periodicals specialized in information science. In: IFLA PRE CONFERENCE, 2004, São Paulo. Proceedings... São Paulo: IFLA, 2004. p. 6-10.
BUFREM, L. S.; FREITAS, J. L. Aproximações entre Educação e Ciência da Informação (1972-2014): análise diacrônica da produção científica de um interdomínio. In: Encontro Ibérico EDICIC, 7., 2015, Madrid. Atas... Madrid: Universidad Complutense de Madrid, 2015. p. 1-12. Disponível em: https://eprints.ucm.es/id/eprint/34518/1/32-Bufrem_producao-cientifica.pdf. Acesso em: 21 ago. 2022.
BUFREM, L. S. Memória e construção social da Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci). In: MARTELETO, R.; SALDANHA, G (org.). A mediação dos saberes em perspectiva: V Colóquio Científico Internacional da Rede Mussi. Rio de Janeiro: Ibict, 2022. p. 19-29. Disponível em: http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/1231/1/MarteletoSaldanha_ColoquioMussi.pdf. Acesso em: 03 set. 2022.
BUFREM, L. S.; OLIVEIRA, E. F. T. ; SOBRAL, N. V. ; ALVES, B. H. A relação entre Educação e Ciência da Informação na produção científica brasileira dos pesquisadores PQ em Ciência da Informação. In: Encontro Ibérico EDICIC, 8., 2017, Madrid. Atas… Madrid: Universidade de Coimbra, 2017. p. 1135-1143. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6599038. Acesso em: 11 ago. 2022.
FREITAS, J. L. Opções metodológicas em pesquisas na área de Ciência da Informação: contribuições a uma análise de domínio. 2012. 146 p. Dissertação (Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/27330. Acesso em: 11 ago. 2022.
SANZ-CASADO, E.; MARTÍN MORENO, C. Técnicas bibliométricas aplicadas a los estudios de usuarios. Revista General de Información y Documentación, Madrid, v. 7, n. 2, p. 41-68, 1997. Disponível em: https://revistas.ucm.es/index.php/RGID/article/view/RGID9797220041A/10878. Acesso em: 21 ago. 2022.
SAYÃO, L. F. Bases de dados: a metáfora científica. Ciência da Informação, Brasília-DF, v. 25, n. 3, p. 314-318, 1996. Acesso em: 16 ago. 2022. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/629/633. Acesso em: 21 ago. 2022.
SOUZA, R. M.; SOUZA, C. M. Caminhos da história – sujeitos da memória: um construto do conhecimento através do arranjo documental e da descrição arquivística. In: CONGRESSO NACIONAL DE ARQUIVOLOGIA, 2., 2006, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, [s. n.], 2006. p. 23-27. Disponível em: https://www.aargs.com.br/IICNA/trabalhos/rosale_souza.pdf. Acesso em: 21 ago. 2022.
Publicado
2023-04-12
Como Citar
BUFREM, L. S.; CÂMARA, R. S. DA; FREITAS, J. L.; GABRIEL JÚNIOR, R. F.; RIVERO, A. C. Educação, Pesquisa e Produção Científica: memória e trajetória de atuação de um grupo de pesquisa na Ciência da Informação no Brasil. Folha de Rosto, v. 9, n. 1, p. 211-229, 12 abr. 2023.
Seção
Artigos