Mediação oral da informação e da leitura

no sofá da sala com três Paulos

  • Sueli Bortolin Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • João Arlindo dos Santos Neto Universidade Federal do Pará (UFPA)
Palavras-chave: Oralidade, Mediação oral, Bibliotecário-mediador

Resumo

Aproximar a Biblioteconomia das discussões que envolvam a mediação oral em diferentes ambientes, contribui para que as práticas dos bibliotecários sejam aprimoradas e, possivelmente, venham repercutir na construção de acervos plurais nos diferentes gêneros de unidades de informação. Além disso, poderá também alertar os mediadores quanto a sua responsabilidade social. Há, nos últimos anos, por parte do Grupo de Pesquisa Interfaces: Informação e Conhecimento um empenho constante em defender que os documentos escritos, sejam eles impressos ou digitais não devem ser a única forma de apropriação da informação, leitura e literatura. Nesse artigo, por meio de contributos de três Paulos, sendo eles: Otlet (1934, 2018), Freire (1983, 1987) e Zumthor (1997, 2001, 2005), colocou-se em evidência a oralidade como forma de apropriação da informação por todos os cidadãos, podendo ser exercida pelo mediador e também pelo mediando na relação dialógica. Como procedimento metodológico utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Conclui-se que a informação comunicada por meio da voz, torna a mediação um ato democrático e acolhedor pelos sujeitos não alfabetizados, pessoas com alguma deficiência ou ainda pela aprazibilidade de ler pelos ouvidos.

Biografia do Autor

Sueli Bortolin, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora e Mestra em Ciência da Informação, pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP/Marília). Especialista em Contação de Histórias, pelo Centro Universitário Filadelfia (UNIFIL). Bacharela em Biblioteconomia, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora Titular da UEL. Líder do Grupo de Pesquisa Interfaces: Informação e Conhecimento.

João Arlindo dos Santos Neto, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor e Mestre em Ciência da Informação, pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP/Marília). Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor da Faculdade de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal do Pará (PPGCI/UFPA). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UEL). Líder do Grupo de Pesquisa Informação, Socieddade e Cidadania, da UFPA e do Grupo de Pesquisa Interfaces: Informação e Conhecimento, da UEL.

Referências

ALMEIDA, Marco Antonio de. Informação e mediações: considerações em torno de Latour e Becker. In: SEGUNDO, José Eduardo Santarem; SILVA, Marcia Regina da: MOSTAFA, Solange Puntel (org.). Os pensadores e a Ciência da informação. Rio de Janeiro: E-papers, 2012. p.85-100.

ARANTES, Fernanda Mecking. Uso da oralidade na mediatização dos websites de bibliotecas públicas. Londrina, 2014. 121f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual de Londrina. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Londrina, 2014.

BARRETO, Raylane Andreza Dias Navarro; THOMAZ, Alice Ângela. Práticas reformistas na educação brasileira: a contribuição dos irmãos Gildásio e Gilson Amado. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.46, p. 264-277, jun. 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640085. Acesso em: 29 jun. 2022.

BORTOLIN, Sueli. Mediação oral da literatura: a voz do bibliotecário lendo ou narrando. 2010. 233 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2010.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Governo Federal, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 ago. 2022.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p.125-155.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 14.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 18.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GARCIA, Pedro Benjamin. Literatura e identidade: tecendo narrativas em rodas de leitura. [2010]. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/89-173-1-SM.pdf.

LÉVY, Pierre. A reencarnação do saber. Folha de São Paulo, São Paulo, 22 fev. 1998. Caderno Mais! Tradução José Marcos Macedo.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação: como extensões do homem. 4. ed. São Paulo: Cultrix, 1969.

OTLET, Paul. Traité de documentation le livre sur le livre; théorie et pratique. Bruxelles: Editiones Mundaneum, 1934.

OTLET, Paul. Traité de documentation le livre sur le livre; théorie et pratique Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2018. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/32627/1/LIVRO_TratadoDeDocumenta%C3%A7%C3%A3o.pdf

RABELLO, Rodrigo. A face oculta do documento: tradição e inovação no limiar da Ciência da informação. 2009. 331 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/103372.

WALTY, Ivete Lara Camargos. Textualidade e territorialidade no discurso oral. In: LEITE, Eudes Fernando Leite; FERNANDES, Frederico (org.). Trânsitos da voz: estudos de oralidade e literatura. Londrina: EDUEL, 2012. p.21-43.

ZUMTHOR, Paulo. Escritura e nomadismo. Cotia (SP): Ateliê Editorial, 2005.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. São Paulo: Hucitec,1997.

ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: a ”literatura” medieval. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
Publicado
2023-04-14
Como Citar
BORTOLIN, S.; SANTOS NETO, J. A. DOS. Mediação oral da informação e da leitura: no sofá da sala com três Paulos. Folha de Rosto, v. 9, n. 1, p. 259-278, 14 abr. 2023.
Seção
Artigos