Grupo de Pesquisa Competência em Informação e Mediação

contribuições para a temática da competência em informação

  • Djuli Machado de Lucca Universidade Federal de Rondônia (UFR)
Palavras-chave: Competência em Informação, Grupo de Pesquisa, Mediação

Resumo

Grupos de pesquisa são reconhecidos como agrupamentos de pesquisadores, estudantes e/ou técnicos que se mobilizam em torno de uma linha de pesquisa para buscar explorá-la cientificamente. No contexto da universidade pública brasileira, cuja missão se assenta na promoção de conhecimento pluriversitário em prol da soliedariedade entre cidadãos, da paz e da justiça social, os grupos de pesquisa buscam desenvolver tal missão a partir de iniciativas não só na esfera da pesquisa, mas também dos outros elementos da tríade universitária: ensino e extensão. O texto propõe apresentar o contexto social, as atividades e as perspectivas futuras do Grupo de Pesquisa Competência em Informação e Mediação (GCInMe), que se trata de um grupo que busca desenvolver atividades para a promoção da competência em informação. Para a consecução da tarefa, no texto, são: apresentados: a) o movimento da competência em informação e as suas discussões atuais no contexto científico do Brasil; b) inserir o movimento da competência em informação no cenário da região norte do Brasil e, especialmente, no estado de Rondônia; c) caracterizar o grupo de pesquisa Competência em Informação e Mediação (GCInMe), no que tange ao contexto histórico de fundação, atividades desenvolvidas e vislumbres de um futuro próximo.

Biografia do Autor

Djuli Machado de Lucca, Universidade Federal de Rondônia (UFR)

Doutora e Mestra em Ciência da Informação, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharela em Biblioteconomia, pela UFSC. Docente do Departamento de Ciência da Informação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Líder do Grupo de Pesquisa: Competência em Informação e Mediação (GCInMe).

Referências

ANDRADE, F. M. R. Natureza e representações que r-existem: cinco séculos de invasão, apropriação e violência na Amazônia brasileira. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 36, n. 2, p. 207-227, maio/ago. 2019. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9039/5921. Acesso em: 29 set. 2022.
BAUMAN, Z. Vidas desperdiçadas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
BHARDWAJ, R. K. Information Literacy Literature in the Social Sciences and Humanities: a bibliometric study. Information and Learning Science, London, v. 118, n. 1-2, p. 67-89, 2017. Disponível em: https://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/ILS-09-2016-0068. Acesso em: 28 set. 2022.
DE LUCCA, D. M.; NEUBERT, P. S. A produção científica mundial sobre Competência em Informação: análise dos documentosindexados na Web of Science. Em Questão, Porto Alegre, v. 26, n. 3, p. 380–407, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/96569. Acesso em: 28 set. 2022.
DE LUCCA, D. M.; NEUBERT, P. S. Abordagens temáticas da competência em informação: uma análise temporal a partir da produção científica indexada na Web of Science (1974-2019). Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 4, e-122771, out./dez. 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/122771/86237. Acesso em: 29 set. 2022.
DE LUCCA, D. M.; LEITE, C. M.; NEUBERT, P. S. A produção científica sobre competência em informação na BRAPCI. In.: Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, 8, 2022. Anais... Métricas responsáveis: desafios e oportunidades para a pesquisa e avaliação da ciência e tecnologia. Maceió: UFAL, 2022. Disponível em: https://ebbc.inf.br/ojs/index.php/ebbc/article/view/37 . Acesso em: 20 out. 2022.
DUDZIAK, E. A. Políticas de competência em informação: leitura sobre os primórdios e a visão dos pioneiros da Information Literacy. In.: ALVES; F. M. M.; CORREA, E. C. D.; LUCAS, E. R. O. Competência em informação: políticas públicas, teoria e prática. Salvador: EDUFBA, 2016.
FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Cartografias das violências na região Amazônica: relatório final. 2022. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2022/03/violencia-amazonica-relatorio-final-web.pdf. Acesso em: 30 set. 2022.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. Missão, visão e princípios. Disponível em https://www.unir.br/pagina/exibir/78. Acesso em: 30 set. 2022.
GONÇALVES, C. W. P. Amazônia, Amazônias. São Paulo: Contexto, 2001.
INSTITUTO SOCIEDADE, POPULAÇÃO E NATUREZA. Amazônia: os povos da floresta. Disponível em: https://ispn.org.br/biomas/amazonia/povos-e-comunidades-tradicionais-da-amazonia/#:~:text=Embora%20n%C3%A3o%20t%C3%A3o%20conhecidas%20como,pia%C3%A7abeiros%2C%20peconheiros%2C%20e%20outros. Acesso em: 30 set. 2022.
LEITE, C. et al. Cenário e perspectiva da produção científica sobre competência em informação (CoInfo) no Brasil: estudo da produção no âmbito da ANCIB. Informação e Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 26, n. 3, p. 151-168, set./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/31983/16876. Acesso em: 20 out. 2020.
MARTELETO, R. M. Informação: elemento regulador dos sistemas, fator de mudança social ou fenômeno pós-moderno? Ciência da informação, Brasília, v. 16, n. 2, p. 169-180, 1987.
SANTOS, B. S. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2005.
SANTOS, B. S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In.: SANTOS, B. S; MENESES, M. P. Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009.
SILVA, A. T. R. Áreas protegidas, populações tradicionais da Amazônia e novos arranjos conservacionistas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 34, n. 99, e349905, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/c5fWn88Q8zTbN4B8D8P7fQn/?lang=pt. Acesso em: 30 set. 2022.
TANGO, M. D. et al. A missão da universidade no contexto da pandemia de Covid-19: o caso da Universidade de São Paulo. Revista Fim do Mundo, n. 3, set./dez. 2020. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RFM/article/view/10560/6859. Acesso em: 27 set. 2022.
VITORINO, E. V. Indicadores para a competência em informação no Brasil: virtudes, tendências e possibilidades. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 27, n. 2, p. 7-36, abr./jun. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/39996/30698. Acesso em: 19 out. 2022.
Publicado
2023-04-12
Como Citar
LUCCA, D. M. DE. Grupo de Pesquisa Competência em Informação e Mediação: contribuições para a temática da competência em informação. Folha de Rosto, v. 9, n. 1, p. 171-190, 12 abr. 2023.
Seção
Artigos