Estudos sobre Mulher e Gênero na Ciência da Informação

análise na Base de Dados BRAPCI

  • Caroline da Silva Marinho Universidade Federal da Paraíba / PPGCI
  • Geisa Fabiane Ferreira Cavalcante Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Anna Raquel de Lemos Viana Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Izabel França de Lima Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Palavras-chave: ciência da Informação, estudos de gênero, estudos sobre mulheres

Resumo

A presente pesquisa busca mapear os estudos sobre mulher e gênero em Ciência da Informação (CI), a partir da Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) no período entre 2017 e 2021. Consiste numa pesquisa descritiva quanto aos fins e bibliográfica quanto aos meios. Para a coleta de dados, foram utilizados os termos mulher e gênero na identificação dos títulos, subtítulos, palavras-chave, resumo ou texto completo da produção científica. Foram identificados 33 artigos, numa média aproximada de 07 artigos/ano, sendo o ano de 2020 o de maior número de publicações e o de 2018 o de menor número. Os periódicos com maior número de publicações foram a Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (04 artigos) e a Folha de Rosto (03 artigos). As palavras-chave com maior número de repetições foram: Gênero (12 repetições), Mulher(es) (05 repetições), Ciência da Informação (05 repetições), Violência contra mulher(es) (04 repetições), Estudo de Gênero (03 repetições), Biblioteconomia (03 repetições). Foi possível observar que, apesar da predominância da autoria feminina, os resultados aqui encontrados diferem dos resultados encontrados por Nascimento e Oliveira (2019) em sua pesquisa, uma vez que já é possível notar, em artigos, presença de homens pesquisando sobre os temas de gênero e mulheres em Ciência da Informação.

Biografia do Autor

Caroline da Silva Marinho, Universidade Federal da Paraíba / PPGCI

Mestranda pelo programa de pós-graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB), na linha de pesquisa Ética, gestão e políticas de informação. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (2018), com o trabalho de conclusão de curso (TCC) voltado para os eixos temáticos de: ergonomia, gestão e ergonomia em bibliotecas. Atua como colaboradora do projeto de extensão Descomplica TCC e Descomplica ensino médio. Bibliotecária da Associação Paraibana de Ensino Renovado (ASPER) de 2019 a 2022. Tem interesse de pesquisa em produção científica, representação da informação, gestão, ergonomia e estudos de gênero. Durante a graduação atuou como estagiária da Editora Universiárias UFPB e da Escola Corálio Soares de Oliveira (SESI) e participou como bolsista de Iniciaçâo Científica.

Geisa Fabiane Ferreira Cavalcante, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestra em Gestão de Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba (2018), Especialista em Ciência de Dados e Big Data Analytics pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (2021) e Bacharela em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (2015). Exerce a função de Auxiliar em Administração no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/CCSA/UFPB), da qual encontra-se afastada, com ônus limitado, para cursar o doutorado (afastamento concedido para o período entre 01/05/2022 e 28/02/2026). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas, Gestão Comercial e Gestão de Materiais; e em procedimentos de Secretaria, com destaque aos procedimentos relacionados às secretarias de pós-graduação. Tem interesse de pesquisa em memória, metadados enquanto fonte de memória institucional, comunicação científica, teoria fundamentada e estudos de gênero.

Anna Raquel de Lemos Viana, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE). Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB), Especialista em Ciência de Dados e Big Data Analytics pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP). Graduada em Relações Públicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista CAPES. Membro do grupo de pesquisa iMclusos - Informação, Memória, Tecnologias e Sociedade. Atualmente tem interesse de pesquisa nos seguintes temas: Empoderamento feminino, Igualdade de gênero, Memória e identidade, Redes sociais, Competência Crítica em informação, Desinformação e Humanidades Digitais.

Izabel França de Lima, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais(2012), mestre em Educação (2007) especialista em Gestão de Unidades de Informação (2006), graduada em Biblioteconomia (1989) e em Administração (1999) pela Universidade Federal da Paraíba. Área de pesquisa Ciência da Informação, com ênfase em Informação e tecnologia, atuando nos seguintes temas: Memória Institucional, Memória e Identidade, Repositórios institucionais, acesso e uso de informação, acessibilidade, usabilidade, inclusão digital/social/racial, informação etnicorracial, Justiça Social, Informacional, Racial e de Gênero, Religiões de matriz africana; sincretismo religioso e Intolerância Religiosa.

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Publicado
2024-01-21
Como Citar
MARINHO, C. DA S.; CAVALCANTE, G. F. F.; VIANA, A. R. DE L.; LIMA, I. F. DE. Estudos sobre Mulher e Gênero na Ciência da Informação: análise na Base de Dados BRAPCI. Folha de Rosto, v. 9, n. 2, p. 89-111, 21 jan. 2024.
Seção
Dossiê: Estudos críticos em Mediação, Organização e Representação da Informação