Studies on Women and Gender in Information Science:

analysis in the BRAPCI Database

  • Caroline da Silva Marinho Universidade Federal da Paraíba / PPGCI
  • Geisa Fabiane Ferreira Cavalcante Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Anna Raquel de Lemos Viana Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Izabel França de Lima Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Keywords: information Science, gender studie, studies on women

Abstract

The present research seeks to map the studies on women and gender in Information Science (CI), from the Information Science Database (BRAPCI) in the period between 2017 and 2021. It consists of a descriptive research regarding the purposes and bibliographic research regarding the means. For data collection, the terms woman and gender were used to identify titles, subtitles, keywords, abstract or full text of the scientific production. A total of 33 articles were identified, an approximate average of 07 articles/year, with 2020 being the year with the highest number of publications and 2018 the lowest number. The journals with the highest number of publications were the Electronic Journal of Communication, Information and Innovation in Health (04 articles) and the Folha de Rosto (03 articles). The keywords with the highest number of repetitions were: Gender (12 repetitions), Woman(s) (05 repetitions), Information Science (05 repetitions), Violence against women (04 repetitions), Gender Study (03 repetitions) repetitions), Librarianship (03 repetitions). It was possible to observe that, despite the predominance of female authorship, the results found here differ from the results found by Nascimento and Oliveira (2019) in their research, since it is already possible to notice, in articles, the presence of men researching the themes of gender and women in Information Science.

Author Biographies

Caroline da Silva Marinho, Universidade Federal da Paraíba / PPGCI

Mestranda pelo programa de pós-graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB), na linha de pesquisa Ética, gestão e políticas de informação. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (2018), com o trabalho de conclusão de curso (TCC) voltado para os eixos temáticos de: ergonomia, gestão e ergonomia em bibliotecas. Atua como colaboradora do projeto de extensão Descomplica TCC e Descomplica ensino médio. Bibliotecária da Associação Paraibana de Ensino Renovado (ASPER) de 2019 a 2022. Tem interesse de pesquisa em produção científica, representação da informação, gestão, ergonomia e estudos de gênero. Durante a graduação atuou como estagiária da Editora Universiárias UFPB e da Escola Corálio Soares de Oliveira (SESI) e participou como bolsista de Iniciaçâo Científica.

Geisa Fabiane Ferreira Cavalcante, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestra em Gestão de Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba (2018), Especialista em Ciência de Dados e Big Data Analytics pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (2021) e Bacharela em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (2015). Exerce a função de Auxiliar em Administração no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/CCSA/UFPB), da qual encontra-se afastada, com ônus limitado, para cursar o doutorado (afastamento concedido para o período entre 01/05/2022 e 28/02/2026). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas, Gestão Comercial e Gestão de Materiais; e em procedimentos de Secretaria, com destaque aos procedimentos relacionados às secretarias de pós-graduação. Tem interesse de pesquisa em memória, metadados enquanto fonte de memória institucional, comunicação científica, teoria fundamentada e estudos de gênero.

Anna Raquel de Lemos Viana, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE). Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB), Especialista em Ciência de Dados e Big Data Analytics pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP). Graduada em Relações Públicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista CAPES. Membro do grupo de pesquisa iMclusos - Informação, Memória, Tecnologias e Sociedade. Atualmente tem interesse de pesquisa nos seguintes temas: Empoderamento feminino, Igualdade de gênero, Memória e identidade, Redes sociais, Competência Crítica em informação, Desinformação e Humanidades Digitais.

Izabel França de Lima, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais(2012), mestre em Educação (2007) especialista em Gestão de Unidades de Informação (2006), graduada em Biblioteconomia (1989) e em Administração (1999) pela Universidade Federal da Paraíba. Área de pesquisa Ciência da Informação, com ênfase em Informação e tecnologia, atuando nos seguintes temas: Memória Institucional, Memória e Identidade, Repositórios institucionais, acesso e uso de informação, acessibilidade, usabilidade, inclusão digital/social/racial, informação etnicorracial, Justiça Social, Informacional, Racial e de Gênero, Religiões de matriz africana; sincretismo religioso e Intolerância Religiosa.

References

ANDRADE, L. F. S.; MACEDO, A. S dos.; OLIVEIRA, M. D. L. S. A produção científica em gênero no Brasil: um panorama dos grupos de pesquisa de administração. Revista de Administração Mackenzie, v. 15, n. 6, p. 48-75, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ram/a/w8tyHyCGxYfgsZKHZxWsNdd/abstract/?lang=pt. Acesso em: 28 jun. 2021.

ALVES, D. et al. Estudo de caso da disciplina gênero em ciência da informação na Universidade Federal da Paraíba. Ciênc. Inform., São Cristovão/SE, v. 1, n. 2, p. 218-225, 2018. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/140265. Acesso em: 10 set. 2021.

ARAÚJO, C. A. A. A ciência da informação como ciência social. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 21-27, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/DZcZXSqTbWHpF6fhRm8b9fP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 set. 2021.

BRAGA, K. S. Aspectos relevantes para a seleção de metodologia adequada à pesquisa social em Ciência da Informação. In: MUELLER, S. P. M. (Org.). Métodos para pesquisa em Ciência da Informação. Brasília: Thesaurus, 2007. p. 190.

BRUSCHINI, Cristina. O trabalho da mulher no Brasil: tendências recentes. In: Anais do III Encontro Nacional de Estudos do Trabalho. São Paulo: ABET Vol.1, 1994.

BUFREM, L. S.; NASCIMENTO, B. S. do. A questão do gênero na literatura em ciência da informação. Em questão, v. 18, p. 199-214, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/33285. Acesso em: 28 jun. 2021.

CALLON, M.; COURTIAL, J. P.; PENAN, H. La scientométrie. Paris: PUF, 1993.

CONCEIÇÃO, M. da.; Teixeira, M. R. F. do. A produção científica sobre as mulheres na Ciência Brasileira. Revista Contexto e Educação, Rio Grande do Sul, v. 35, n. 112, p. 280-299, 2020. Disponível em: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/8231. Acesso em: 31 mar. 2022.

CÔRTES, Gisele Rocha; ALVES, Edvaldo Carvalho; SILVA, Leyde Klebia Rodrigues da. Mediação da informação e violência contra mulheres: disseminando dados quantitativos no Centro Estadual de Referência da Mulher Fátima Lopes. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16., 2015, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: UFPB, 2015. Disponível em: http://www.ufpb.br/evento/enancib2015/. Acesso em: 29 outubro 2021.

COSTA, A. A. A.; RODRIGUES, A. T.; VANIN, I. M. Ensino e gênero: perspectivas transversais. In: SARDENBERG, C. M. G.; MACEDO, M. S. Relações de gênero: uma breve introdução ao tema. Salvador: UFBA – NEIM, 2011.

COSTA, A. O. de. Os estudos da mulher no Brasil ou a estratégia da corda bamba. Estudos Feministas, p. 401-409, 1994. Disponível em:
https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/16172/14723. Acesso em: 30 ago. 2021.

COSTA, S. M. S. de.; LEITE, F. C. L. Repositórios institucionais: potencial para maximizar o acesso e o impacto da pesquisa em universidades. In: CONFERÊNCIA IBEROAMERICANA DE PUBLICAÇÕES ELETRÔNICAS NO CONTEXTO DA
COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA, 1.; 2006, Brasília. Anais [...]. Brasília: Universidade de Brasília, 2006. p. 1-10.

DINIZ, D.; FOLTRAN, P. Gênero e Feminismo no Brasil: uma análise da Revista Estudos Feministas. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 12, p. 245-264, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/khnwMPmZy3xqbjwF33txWCt/abstract/?lang=pt. Acesso em: 28 jul. 2021.

ESPÍRITO SANTO, P. Os estudos de gênero na ciência da informação. Em questão, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 317-332, 2008. Disponível em:
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204536. Acesso em: 16 jul. 2021.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

HAYASHI, M. C. P. I. et al. Gênero nos estudos bibliométricos apresentados nos
ENANCIBs. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 23, n. 1, p. 54-68, 2018. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1396. Acesso em: 15 jun. 2021.

HECK, A. P.; NUNES, M. S. de. Publicidade e gênero: análise do fenômeno femvertising na criação de campanhas. In: XVII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 17.; 2016, Curitiba. Anais [...]. Curitiba, 2016.

LEITE, F. T. Metodologia científica: métodos e técnicas de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Ideias e letras, 2008.

LETA, J. As mulheres na ciência brasileira: crescimento, contrastes e um perfil de sucesso. Estudos avançados, v. 17, n. 49, p. 271-284, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/F8MbrypqGsJxTzs6msYFp9m/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 02 set. 2021.

LIMA, Francisca Rosimere Alves; DIAS, Karla Cristina Oliveira. Levantamento das produções sobre mulheres e relações de gênero nos artigos de periódicos em ciência da informação. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v. 3, n. 2, 2013.

MATOS, G. I. de.; OLIVEIRA, E. F. T. de. Feminismos e estudos de gênero: uma abordagem bibliométrica. In: XVIII ENANCIB - ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 18.; 2017, Marília. Anais [...]. São Paulo, 2017. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/104522. Acesso em: 02 set. 2021.

MATOS, M. I. S. de. História das mulheres e das relações de gênero: campo historiográfico, trajetórias e perspectivas. Mandrágora, v. 19, n. 19, p. 5-15, 2013. Disponível em:
https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/MA/article/viewFile/4503/3796. 02
set. 2021.

NASCIMENTO, I. G. N. dos.; OLIVEIRA, E. B. O. de. Mulher e gênero na produção científica da ciência da informação. In: XX ENANCIB – ENCONTRO NACIONAL DE

PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20.; 2019,
Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis, 20019. p. 1-19. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/123339. Acesso em: 21 jul. 2021.

PINTO, Celi. Movimentos Sociais: espaços privilegiados da mulher enquanto sujeito político. In: Uma Questão de Gênero. São Paulo: Rosa dos Tempos, 1992.

RAGO, M. As mulheres na historiografia brasileira. In: SILVA, Zélia Lopes (Org.). Cultura Histórica em Debate. São Paulo: UNESP, 1995.

RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. Pólen Produção Editorial, 2019.

ROSA, A. N. do. A produção científica sobre gênero nos programas de pós-graduação da UFPE: uma revisão a partir do repositório institucional de teses e dissertações. 2018.
Dissertação (Pós-Graduação em Educação Contemporânea) - Universidade de Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.

SANTOS, R. N. R. dos.; TARGINO, M. G. das.; FREIRE, I. M. A temática diversidade sexual na ciência da informação: a perspectiva da responsabilidade social. REBECIN: Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v. 4, n. 1, p. 114-135, 2017. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30216. Acesso em: 15 jun. 2021.

SCAVONE, L. Tecnologias reprodutivas. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1996.

SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99, 1995. Disponível em:
https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71721/40667. Acesso em: 20 jan. 2022.

SICILIANO, M.; SOUZA, C. M. S.; METH, C. M. E. S. Sobre o que falamos quando falamos em gênero na ciência da informação?. Informação e Informação, v. 22, n. 2, p. 144-165, 2017. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/33868. Acesso em: 16 jul.
2021.

SILVA, S. V. da. Os estudos de gênero no Brasil: algumas considerações. Revista Bibliográfica de Geografía y Ciencias Sociales, v. 3, n. 262, p. 1-13, 2000. Disponível em: http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/1212/Os%20estudos%20de%20g%c3%aanero%2 0no%20BRasil%20algumas%20considera%c3%a7%c3%b5es.pdf?sequence=1. Acesso em? 31 ago. 2021.

SOARES, P. B. et al. Análise bibliométrica da produção científica brasileira sobre Tecnologia de Construção e Edificações na base de dados Web of Science. Ambient. Constr., v. 16, n. 1,
p. 175-185, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ac/a/7CmZ3n8FT8R5g93DkW5kzMJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 set. 2021.

TELES, M. A. A.; MELO, M. O que é violência contra a mulher. São Paulo: Brasiliense, 2002.

VASCONCELLOS, B. M. de.; LIMA, M. M. T. Fanny Tabak e os primeiros passos dos estudos sobre ciência, tecnologia e gênero no Brasil. Redes, v. 22, n. 43, p. 13-32, 2016. Disponível em: http://www.unq.edu.ar/advf/documentos/58e4ec1c6b673.pdf. Acesso em: 10 set. 2021.

WEITZEL, S. R. da. O papel dos repositórios institucionais e temáticos na estrutura da produção científica. Em questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 51-71, 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4656/465645954004.pdf. Acesso em: 29 jul. 2021.

ZIRBEL, I. Estudos Feministas e Estudos de Gênero no Brasil: Um Debate. 2007. Dissertação. (Mestrado em Sociologia Política) - Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2007.
Published
2024-01-21
How to Cite
MARINHO, C. DA S.; CAVALCANTE, G. F. F.; VIANA, A. R. DE L.; LIMA, I. F. DE. Studies on Women and Gender in Information Science:: analysis in the BRAPCI Database. Folha de Rosto, v. 9, n. 2, p. 89-111, 21 Jan. 2024.
Section
Dossiê: Estudos críticos em Mediação, Organização e Representação da Informação