Notícias

Chamada para o Volume 8 - Número 1 – jan./abr. 2022

Revista Folha de Rosto (ISSN 2447-0120)

Dossiê: Práticas informacionais no campo de estudos da Ciência da Informação: desafios contemporâneos nas pesquisas brasileiras

Editores convidados para o Dossiê:

Eliany Alvarenga de Araújo (UFG)

Email: eliany.alvarenga@ufg.br

Erinaldo Dias Valério (UFG)

Email: erinaldodias@ufg.br

Rubem Borges Teixeira Ramos (UFG)

Email: rubemborges@ufg.br 

 

Sobre o Dossiê:

As Práticas Informacionais, no campo de estudos da Ciência da Informação (CI), podem ser compreendidas como ações de recepção, geração e transferência de informações, geradas a partir de diferentes circuitos comunicacionais no âmbito das formações sociais vivenciadas pelos sujeitos informacionais. Neste sentido, tais práticas vinculam, de forma direta, a informação aos sujeitos e os seus contextos de vida, permitindo proceder-se a análises focadas a partir das relações entre os sujeitos, os contextos e a informação. Tais análises tendem a ampliar a compreensão sobre a informação enquanto fenômeno social e relacional. Sob esta visão, os estudos sobre práticas informacionais desenvolvidos no Brasil têm se caracterizado como contribuições importantes para a CI, no sentido de apresentar diferentes sujeitos sociais e seus papéis nos mais diversos contextos de recepção, geração e transferência da informação. O enfoque nesta relação primordial (sujeito/contextos/informação) nesta área do conhecimento permite se reconhecer a influência fundamental dos diferentes contextos - sociais, educacionais, científicos, políticos, culturais, entre outros - na busca e uso da informação.

Este número temático tem por objetivo reunir estudos inéditos sobre práticas informacionais, tendo em vista as várias abordagens atreladas às necessidades, comportamentos, buscas e uso da informação de sujeitos em diferentes contextos. Os artigos devem ser originais e devem seguir as diretrizes e template da revista Folha de Rosto. Eles serão avaliados inicialmente pelos/as editores/as do número temático, quanto à sua pertinência ao tema e à qualidade do periódico. Caso a submissão seja aceita, os textos serão avaliados por pareceristas ad hoc, no sistema de revisão por pares, duplo-cego.

 

Temas:

Como forma de orientação, este dossiê sob a temática: Práticas informacionais no contexto da Ciência da Informação propõe (não se limitando) os seguintes eixos temáticos:

  • Recursos informacionais (produtos / serviços / fontes / canais / unidades / outros) apropriados por diferentes usuários/as;
  • Sujeitos informacionais: Identidades e diversidades;
  • Resiliência Informacional;
  • Práticas Informacionais e cultura oral;
  • Práticas Informacionais e Regime de Informação;
  • Práticas Informacionais e Mídias Sociais;
  • Práticas Informacionais no apoio à prevenção / combate a fake news, desinformação e pós-verdade;
  • Práticas informacionais e mediação da informação: conexões possíveis;
  • Produção e disseminação de informação por meio de práticas informacionais;
  • Os estudos de práticas informacionais interseccionados aos marcadores de raça, gênero, sexualidades e desigualdades sociais.

 

Prazo de submissão:

Até a 31 de janeiro de 2022.

 

Orientações para submissão de trabalhos:

Os trabalhos devem ser submetidos na página submissões (https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/about/submissions) do portal da revista. No momento de selecionar a seção de submissão os autores devem selecionar a opção “Dossiê: Práticas informacionais no campo de estudos da Ciência da Informação”.

Caso o autor e/ou autora não tenha cadastro, poderá se cadastrar em: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/user/register.

Para saber todas as diretrizes de submissão acesse: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/about/submissions#authorGuidelines, onde consta também o template.