Gestão da Aprendizagem Organizacional: um estudo de caso do Laboratório de Economia Criativa (LEC) a partir dos conceitos de Peter Senge
Abstract
O estudo surge no intuito de apresentar o pensamento de Peter Senge, a partir das suas cinco disciplinas (pensamento sistêmico, domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada e aprendizagem em equipe), de modo que dialoguem com conceitos da Teoria Comportamental e da Teoria do Desenvolvimento Organizacional, a fim de se compreender o desenvolvimento estratégico no Laboratório de Economia Criativa (LEC) da Universidade Federal do Cariri, frente ao uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs). A investigação tem como foco o processo de aprendizagem organizacional, com base nos contínuos e múltiplos conhecimentos em torno das atribuições da organização, sejam gestores e/ou colaborações, sendo esse o objetivo principal do estudo. Trata-se de um estudo de caso com metodologia de estudo exploratório e de cunho descritivo. No qual se deu por compreender-se que este tem por finalidade documentar e avaliar a organização no que se referem as cinco disciplinas de Senge. E para coleta de dados a entrevista informal foi útil, pouco estruturada, visando obter uma visão geral do objeto a ser pesquisado. Assim, pode-se notar como o LEC, em suas ações, experimenta e se adapta as novas mudanças através das TICs, enquanto uma organização.Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.