Competências em informação: relato de pesquisas no Laboratório de Tecnologias Intelectuais

  • Isa Maria Freire Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Apresenta um relato das pesquisas para competências em informação no Laboratório de Tecnologias Intelectuais – LTi, em desenvolvimento no Departamento de Ciência da Informação em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Descreve a abordagem de rede conceitual que orienta as ações de informação no campo da pesquisa, bem como a metodologia de rede de projetos que vincula as ações de pesquisa às atividades de ensino e extensão, no âmbito da forma de vida acadêmica do campo da Ciência da Informação. Compartilha propostas e resultados da pesquisa-participante que reúne docentes e discentes numa rede de produção e compartilhamento de artefatos de informação de interesse de pesquisadores e profissionais da informação, na web. Considera que tanto a abordagem quanto a metodologia adotadas no LTi tornam possível que atividades de ensino na graduação resultem em produtos e serviços de interesse tanto para a área científica da informação quanto para a sociedade em geral.

Biografia do Autor

Isa Maria Freire, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Coordenadora do Projeto LTi. 

Publicado
2018-12-28
Como Citar
FREIRE, I. M. Competências em informação: relato de pesquisas no Laboratório de Tecnologias Intelectuais. Folha de Rosto, v. 4, n. 1, p. 76-88, 28 dez. 2018.
Seção
Artigos