A produção científica de monografias na construção da memória institucional
Abstract
Apresenta uma discussão sobre as relações entre monografias, pesquisa e memória institucional utilizando a aplicação de exemplos práticos que ocorrem no acervo de monografias do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri, localizada em Juazeiro do Norte, Ceará. Trata-se de uma pesquisa exploratória que tem como objetivo o esclarecimento do termo “memória institucional” e posteriormente a elucidação do papel das monografias como uma literatura científica que contribui na construção da memória institucional da Universidade através da produção dos trabalhos de conclusão de curso. Conclui-se que as produções discentes configuram-se como um dos principais mecanismos de identificação da memória dos cursos de graduação, uma vez que são estes trabalhos que registram os quadros docentes e as realidades e contextos da época em que foram produzidas.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.