Representação da Ciência da Informação nos Animes

sua aplicação, necessidade e importância

  • Manoel Messias Soares Germano Júnior Universidade Federal do Ceará
  • José Ricardo da Silva Neto Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Animes, Ciência da Informação, Representatividade

Resumo

O artigo se trata de uma investigação explicativa e descritiva, que visa explicitar como a Ciência da Informação é representada nos animes, através de sua aplicação, necessidade e importância dada nos universos de fantasia e na narrativa das histórias ou personagens. A seleção dos animes para serem analisados foi feita com o auxílio de alguns fãs deste tipo de entretenimento e arte.Os desenhos animados de maneira gradativa conquistaram sua importância dentro do mercado de entretenimento, e neste crescimento o mercado de animações japonesas se desenvolveu e alcançou destaque mundial. Os animes são um importante segmento dentro deste mercado de animação. Para realização da pesquisa proposta foram assistidos mais de 230 episódios, totalizando cerca de 90 dias. Foi feita a busca utilizando a caracterização da Ciência da Informação e suas aplicações feita por Borko e Saracevic, entretanto foram descartadas aparições simples de bibliotecários, uma vez que o foco do artigo e a presença da Ciência da Informação e não apenas de um personagem bibliotecário.

Biografia do Autor

Manoel Messias Soares Germano Júnior, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Discente do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Ceará.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4255727586427637

José Ricardo da Silva Neto, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6158492876925699

Publicado
2020-03-12
Como Citar
GERMANO JÚNIOR, M. M. S.; DA SILVA NETO, J. R. Representação da Ciência da Informação nos Animes: sua aplicação, necessidade e importância. Folha de Rosto, v. 6, n. 1, p. 5-13, 12 mar. 2020.
Seção
Artigos