Homecoming
a representação da identidade afroamericana através do documentário da Beyoncé
Abstract
Este artigo realiza uma abordagem a partir do documentário Homecoming, adquirido e disponibilizado pela empresa americana de distribuição de conteúdo audiovisual, Netflix. O documentário aborda o retorno aos palcos da cantora Beyoncé, após uma gravidez de risco, no festival de show Coachella Valley Music and Arts Festival. O retorno da cantora é marcado por uma temática estritamente social, ao abordar as tradições das Faculdades e Universidades Historicamente Negras realizando, através desse documentário, um espetáculo de representação e homenagem à essas tradições. O documentário é dividido entre os momentos de preparação do show e o acontecimento da apresentação no evento. Este trabalho pretende realizar um levantamento dos principais elementos tradicionais dessas universidades presentes no documentário. O principal objetivo é ressaltar a importância da preservação dessas tradições do ponto de vista da identidade negra e da memória da comunidade afro-americana, bem como contextualizar a conjuntura social-histórica em que essas universidades foram construídas.
Copyright (c) 2019 Folha de Rosto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.