Os desafios dos serviços psicológicos mediados pelas TIC no contexto da Pandemia do Coronavírus 2019-2020
Abstract
No contexto da Pandemia do Coronavírus 2019-20 os serviços psicológicos mediados pelas Tecnologia da Informação e Comunicação se tornaram essenciais para o equilíbrio da saúde mental da população em distanciamento social, isolamento domiciliar e/ou em quarentena, embora, desafiador ao considerar a ambiguidade da Sociedade da Informação e do Conhecimento. Estes serviços são atividades clínicas realizadas por psicológicos cadastros nos Conselhos Federal e Regionais de Psicologia através do e-Psi. O objetivo deste artigo versa na reflexão crítica sobre a tecnologia visualizando os atendimentos psicológicos mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto da Pandemia do Coronavírus 2019-20 mentalizando a reconfiguração e/ou rompimento de paradigmas/obstáculos a partir de seus usos na Psicologia. O artigo caminha pela abordagem qualitativa, método descritivo-compreensivo-interpretativo e inclinação interdisciplinar de autores como possibilidade de edificação de um novo prisma acerca da construção, acesso e uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Psicologia na mediação dos serviços clínicos. O aporte teórico caminha pela área da Ciência da Informação e se apoia nas teorias da Revolução da Tecnologia da Informação e Filosofia da Tecnologia. Quando se considera a relação tecnologia, Psicologia, comportamento humano e serviços clínicos a Psicologia utiliza teorias clássicas na interpretação de novos construtos comportamentais e sociais originados na Sociedade da Informação e do Conhecimento. Entre 1995 a 2012 na perspectiva histórica-epistémico houve avanços significativos acerca dos estudos teóricos, técnicos e epistêmicos sobre os atendimentos psicológicos mediados pelas Tecnologia da Informação e Comunicação. Contudo, no contexto da contexto da Pandemia do Coronavírus 2019-20 emergem as necessidades de repensar as reservas, desconfianças e desafios quanto ao uso das tecnologias na psicologia clínica, visualizando os serviços posológicos como atividade efetiva, eficiente, eficaz, de qualidade e de alcance para os grupos sociais.
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