Avaliação da consistência de descritores
a representação da informação relacionada à temática responsabilidade social nas dissertações do PPGCI-UFPB
Abstract
Pretende identificar os descritores utilizados nas dissertações do PPGCI-UFPB, que versam sobre a temática Responsabilidade Social ou assuntos correlatos, objetivando verificar a consistência da representação temática empregada nessas produções. Metodologicamente, quanto aos fins, a pesquisa é caracterizada como descritiva. Quanto aos meios é classificada como bibliográfica. Utilizamos a técnica da pesquisa documental. Quanto à forma de abordagem, esta pesquisa é considerada qualitativa. Por meio da leitura dos resumos e identificação dos descritores, encontramos 25 dissertações que abordaram a temática RS ou assuntos correlatos, defendidas entre os anos de 1981 e 2009. Entretanto, das 25 dissertações que idealmente trataram de RS, não foi possível identificar os descritores de duas delas. Considera-se finalmente, que a consistência dos descritores pode ser avaliada sob dois pontos de vista: no primeiro, se o sistema de informação for utilizado para recuperar informações isoladas, os descritores que representam as dissertações irão permitir a recuperação de informações satisfatórias. Por outro lado, sob a ótica de um segundo ponto de vista, se o sistema de informação for utilizado para recuperar documentos que tenham como tema principal os conteúdos dos descritores que representam as dissertações do PPGCI, podemos considerá-los como inconsistentes.
References
ALVARENGA, Lídia. Representação do conhecimento na perspectiva da ciência da informação em tempo e espaços digitais. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 8, n. 15, 1º sem., 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2003v8n15p18. Acesso em: 02 abr. 2020.
ARAUJO, Ana Luiza Custódio. Vocabulário controlado básico: evolução histórica. 2011. 57 f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT. NBR 12676.Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Normas Técnicas, 1992.
DU MONT, Rosemary Ruhig. R. Ethicsin librarianship: a management model. Library Trends, v. 40, n. 2, p. 201-215, Fall 1991.
FERNEDA, Edberto. Recuperação de Informação: análise sobre a contribuição da Ciência da Computação para a Ciência da Informação. 2003. 137 f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-15032004-130230/pt-br.php. Acesso em: 20 nov. 2019.
FROEHLICH, Thomas. Relevance reconsidered - towards an agenda for the 21 st century: introduction to special topic issue on relevance research. Journal of the American Society for Information Science, [S. l.], v. 45, n. 3, p. 124-134, 1994.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GUIMARÃES, José Augusto Chaves. Aspectos éticos em organização e representação do conhecimento: uma reflexão preliminar. In: GONZÁLEZ DEGÓMEZ, Maria Nélida; DILL ORRICO, Evelyn Goyannes (Org.). Políticas de memória e informação: reflexos na organização do conhecimento. Natal: EDUFRN, 2006.
HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.
MAIMONE, Giovana Deliberali; SILVEIRA, Naira Christofoletti; TÁLAMO, Maria de Fátima Gonçalves Moreira. Reflexões acerca das relações entre representação temática e descritiva. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 21, n. 1, p. 27-35, jan./abr. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/7367. Acesso em: 03 jan. 2020.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
MCGARRY, Kevin. O contexto dinâmico da informação:uma análise introdutória. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; SANCHES, Odécio. Quantitativo-Qualitativo: oposição ou complementaridade? Cadernos de Saúde Pública.Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, 1993, p. 239-262. Disponível em: http://ref.scielo.org/qfrdbf. Acesso em: 03 fev. 2020.
NEVES, Dulce Amélia. Ciência da informação e cognição humana: uma abordagem do processamento da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 35, n. 1, p. 39-44, jan./abr. 2006.Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652006000100005. Acesso em: 19 abr. 2020.
RICOEUR, Paul. O si-mesmo como um outro. Tradução de Lucy M. César. Campinas: Papirus, 1990.
SOUZA, Roseli Fernandez de. Organização e representação de áreas do conhecimento em ciência e tecnologia: princípios de agregação em grandes áreas segundo diferentes contextos de produção e uso de informação. Encontros Bibli, Florianópolis, n. esp., 1º sem., 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2006v11nesp1p27. Acesso em: 10 mar. 2020.
STREHL, Letícia. Avaliação da consistência da indexação realizada em uma biblioteca universitária de artes. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 3, set. 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651998000300011. Acesso em: 20 mar. 2020.
Copyright (c) 2020 Folha de Rosto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.