Afeminada Trilogy
masquerades to say about the memorial in Kariri of Siará
Abstract
The following text will reflect from the performative trilogy Influxo, Liquida e Carcaça, under my conception and creation, where I sought to denounce ethnocide, the Kariri indigenous ancestral memory and the silencing before feminicides in the Cariri region of Ceará. I propose the idea of memory as the death of these memories and the physical body, when taking into account, that these women were born and raised in this region, then, their feminicide is the composition of a previous erasure project, of violence to the land. This writing has the interest of highlighting the element of the mask (ment) in the performances about violated existences (woman/identity), besides making visible and representing the pindorama Kariri question.
References
ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Comunidades indígenas e Estado nacional: histórias, memórias e identidades em construção (Rio de Janeiro e México – séculos XVIII e XIX). In: GONTIJO, Rebeca. (Org.). Cultura política e leituras do passado: historiografia e ensino de história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. p. 189‑212.
ALMEIDA. Vanessa Pereira de. A Guerra tem rosto de mulher: as Caretas do Mingau! Narrativas da Independência da Bahia em Saubara. 2017. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas) – Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2017. Disponível em: http://portal2dejulho.ffch.ufba.br/wp/wp-content/uploads/2020/01/dissertacao_VPA.pdf. Acesso em: 14 out. 2020.
BÁEZ. Fernando de. A história da destruição cultural da América Latina: da conquista à globalização. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.
BARROS, Judite Santana. Saubara dos cantos, contos e encantos. Ed. Cidades da Bahia: Feira de Santana, 2006.
BEIGUELMAN, Giselle. Memória da amnésia: políticas do esquecimento. São Paulo: Edições Sesc, 2019.
CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Rio de Janeiro: Vozes, 2017.
FABIÃO, Eleonora. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. Sala Preta, São Paulo, v. 8, p. 235-246, 2008. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v8i0p235-246. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57373. Acesso em: 14 out. 2020.
FARIAS FILHO, Waldemar Arraes de. Crato: evolução urbana e arquitetura 1740-1960. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2007.
FREYRE, Gilberto. Casa-grande e senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 51. ed. São Paulo: Global, 2006.
HERCOLES, Rosa Maria. Forma de comunicação no corpo - novas cartas sobre a dança. 2005. 138 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/4882. Acesso em: 14 out. 2020.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
LE GOFF, Jacques. História e memória. 5. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2003. Disponível em: https://www.ufrb.edu.br/ppgcom/images/Hist%C3%B3ria-e-Mem%C3%B3ria.pdf. Acesso em: 14 out. 2020.
MACHADO. Vinicius Torres. A máscara no teatro moderno: do avesso da tradição à contemporaneidade. 2009. 156 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Departamento de Artes Cênica, Escola de Comunicação e Artes, Universidade Estadual de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-27102010-141326/pt-br.php. Acesso em: 10 out. 2020.
MOREIRA. Raimundo Nonato Pereira. História e Memória: algumas observações. Praxis, Salvador, v. 2, p. 01-04, 2005. Disponivel em: http://pablo.deassis.net.br/wp-content/uploads/Hist%C3%B3ria-e-Mem%C3%B3ria.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.
OLIVEIRA. João Pacheco de. Uma etnologia dos "índios misturados"? Situação colonial, territorialização e fluxos culturais. Mana, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 47-77, abr. 1998. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-93131998000100003. Disponivel em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93131998000100003. Acesso em: 16 out. 2020.
ROUBINE, Jean Jacques. A linguagem da encenação teatral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 1998.
SOUZA, Jorge Bruno Sales. Fazendo a diferença: um estudo da etnicidade entre os Kaimbé de Massacará. 1996. 163 f. Dissertação. (Mestrado em Sociologia) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1996. Disponível em: http://www.pineb.ffch.ufba.br/downloads/12487262381996%20SOUZA,%20Bruno%20-%20Etnicidade%20entre%20os%20Kaimbe%20de%20Massacara.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.
VILAS, Paula Cristina. Identidades em Multidimensão Pesquisa e Método no campo do patrimônio intangível em América Latina. Conceição/Conception, Campinas, v. 1, n. 1, p. 59-74, jul./dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.20396/conce.v1i1.8647727. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647727. Acesso 22 set. 2020.
Copyright (c) 2021 Folha de Rosto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.