Perspectiva discente sobre as aulas remotas no curso de bacharelado em Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba

retrato da realidade pedagógica da pandemia

  • Manuela Eugênio Maia Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Sânderson Lopes Dorneles Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Jacqueline Echeverría Barrancos Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Rosilene Agapito da Silva Llarena Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem remoto, COVID-19, Graduação em Arquivologia, Universidade Estadual da Paraíba

Resumo

A pandemia do novo coronavírus mudou completamente em 2020 as rotinas diárias e os modos de trabalho. Evitar aglomerações e o isolamento social passaram a fazer parte das práticas educacionais incluindo o ensino universitário. Nesse contexto de virtualidade obrigatória e abrupta nas práticas pedagógicas universitárias, foi o cenário para o presente estudo, que teve como objetivo analisar os impactos das aulas remotas, implementadas em virtude da pandemia, na perspectiva dos alunos do curso de bacharelado em Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba no período letivo 2020.1. De natureza qualitativa, a pesquisa se caracterizou pelo método histórico interpretativo ancorado em Gadamer (2015), partindo do processo de compreensão do fenômeno e suas mudanças em tempo real. Também se classificou como bibliográfica e documental, baseando-se, sobretudo, em decretos, em resoluções, em editais e em portarias, que contextualizam a realidade vivenciada. Utilizou aplicação de questionário com perguntas fechadas e abertas aos alunos do referido curso, analisados à luz do método histórico interpretativo. A investigação concluiu que dentre as análises dos resultados obtidos, destacou-se limitações dos alunos quanto ao acesso à internet e aos equipamentos necessários para acompanhamento das aulas remotas e execução das atividades acadêmicas. Mesmo diante da inusitada e inesperada realidade remota, 58% dos respondentes aprovaram e citaram como pontos favoráveis ao ensino não presencial: a oportunidade de revisar conteúdos de forma assíncrona, devido às aulas gravadas e materiais disponibilizados nas plataformas de ensino; a flexibilidade de horários para estudo; a objetividade de ensino. Destacou, ainda, que 60% dos alunos consideraram satisfatórias as metodologias adotadas pelos professores. Nesse sentido, a investigação chegou à conclusão de que o ensino remoto de caráter emergencial oferecido pelo curso de Arquivologia da referida universidade, atendeu as normativas legais que o precederam de modo a efetivar o processo de ensino-aprendizagem. Embora houvesse limitações ao processo, caracterizou-se como significativa, entre a maioria dos alunos que participaram da investigação, a experiência de educação remota durante o semestre 2020.1.

Biografia do Autor

Manuela Eugênio Maia, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Doutora em Ciência da Informação e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Paraíba (UFPB). Bacharel em Biblioteconomia e Licenciada em Pedagogia pela UFPB. Professora do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)/Campus V.

Sânderson Lopes Dorneles, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Mestre em Ciência da Informação. Prof. do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas da Universidade Estadual da Paraíba.

Jacqueline Echeverría Barrancos, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Doutora e Mestra em Administração, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Administração, pela UFPB. Professora Associada da Universidade Estadual da Paraíba Campus V.

Rosilene Agapito da Silva Llarena, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Pós-Doutora em Ciência da Informação, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Doutora em Ciência da Informação, pela UFPB com estágio de doutoramento no exterior na Universidade de Zaragoza - Espanha, financiado pela CAPES (2014/2015). Mestra em Ciência da Informação pela UFPB. Especialista em Supervisão Escolar e Orientação Educacional pela UFPB. Graduada em Biblioteconomia pela UFPB e em Pedagogia pela UFPB. 

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Publicado
2022-01-09
Como Citar
MAIA, M.; DORNELES, S.; ECHEVERRÍA BARRANCOS, J.; LLARENA, R. A. DA S. Perspectiva discente sobre as aulas remotas no curso de bacharelado em Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba: retrato da realidade pedagógica da pandemia. Folha de Rosto, v. 7, n. 3, p. 194-230, 9 jan. 2022.
Seção
Artigos