Estudo de caso de um sistema de bibliotecas universitárias no contexto público

novas perspectivas e inovações necessárias à sua competitividade

  • Fernanda Cristina Gazolla Bem dos Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Patrick Colpo Acordi Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Ariel Orlei Michaloski Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Everton Coimbra de Araújo Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Palavras-chave: Bibliotecas, Inovações educacionais, Aprendizagem

Resumo

O presente artigo discute sobre a inovação em bibliotecas e a contribuição potencial da tecnologia de informação e inovação para melhorar o acesso à informação no Sistema de Bibliotecas- SIBI, de uma Universidade Pública Federal. Essa inovação tem sido reconhecida, no entanto, a realização desse potencial tem sido uma problemática. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é conhecer as estratégias executadas no SIBI para gerar inovação e melhorar o acesso ao Sistema nos últimos anos. A abordagem metodológica consistiu em uma pesquisa qualitativa composta por uma revisão da literatura e estudo de caso. A base teórica é fundamentada de esforços realizados para inovar o SIBI, além de aprendizagem, grau de maturidade nos processos, nível de conhecimento e da experiência em gestão de processos e pessoas. As informações relativas ao estudo de caso foram levantadas com o uso de observações e entrevistas fundamentados em artigos publicados anualmente. O caso apresentado ilustra os conceitos apresentados na revisão, assim como a influência do aprendizado no desenvolvimento da inovação e o papel da TI – tecnologia da informação.

Biografia do Autor

Fernanda Cristina Gazolla Bem dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestranda em administração pública, bibliotecária documentalista na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Patrick Colpo Acordi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestrando em administração pública, assistente admonistrativo na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Ariel Orlei Michaloski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Mestre em Tecnologia e Desenvolvimento pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR; Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho - UTFPR; Especialização em Gestão de Obras - UTFPR; Membro da Escola Internacional de Ergonomia de Ergonomia da Postura e Movimento - EPM - Milano - Itália; Coordenador de Qualidade e Auditor Interno da Deutsche Gesellschaft Für Qualität e V, DGQ, Alemanha / UTFPR; Gestão Ambiental Corporativa por Carl Duisberg Gesellschaft e V, CDG, Alemanha / UTFPR; Graduação em Engenharia Civil - Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG PR; Técnico de Edificações pelo CEFET-PR; Qualificado e qualificado no Método NIOSH pela OCRA e SNOOK-CIRIELLO - normas ISO 11228-1 e 11228-2 pela EPM - Itália. Qualificado e qualificado no Método OCRA Checklist; Ergocheck e Ergotacos pela Escola Ocra Brasiliana. Leciona nos cursos de graduação da UTFPR em Engenharia de Produção, Elétrica e Mecânica. Membro efetivo do Grupo de Profissionais de Segurança do Trabalho dos Campos Gerais. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UTFPR - PG. Professor Titular do Mestrado Profissional em Administração Pública - nível nacional PROFIAP. Atua como professor e engenheiro pesquisador no Laboratório de Ergonomia em Processos Produtivos e Segurança e Saúde no Trabalho - LabErgo, onde desenvolve pesquisas nas áreas de Prevenção Biomecânica de sobrecarga no setor da construção civil; Ergonomia, Segurança e Saúde no Trabalho em Processos e Sistemas de Produção. Trabalha com gerenciamento de projetos

Everton Coimbra de Araújo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Possui graduação em Tecnologia Em Processamento de Dados pelo Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu (2000), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado (2013) em Engenharia Agrícola pela UNIOESTE (Cascavel), na área de Estatística Espacial de Área.

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Publicado
2022-09-15
Como Citar
SANTOS, F. C. G. B. DOS; ACORDI, P. C.; MICHALOSKI, A. O.; ARAÚJO, E. C. DE. Estudo de caso de um sistema de bibliotecas universitárias no contexto público: novas perspectivas e inovações necessárias à sua competitividade. Folha de Rosto, v. 8, n. 2, p. 268-286, 15 set. 2022.
Seção
Artigos