Retratos de corpo inteiro: representações no estúdio do fotógrafo
Abstract
O presente artigo aborda aspectos inerentes à produção de retratos no século XIX, com ênfase nas cartes de visite. Nesse sentido, apresentamos imagens nas quais os retratados aparecem de corpo inteiro, pois elas permitem que tenhamos contato com alguns aspectos da produção dos mesmos, como vestimenta, mobiliário, painéis e estatuetas. Reconhecemos, ainda, que o fotógrafo cumpre uma função de mediador dos anseios dos que procuram o espaço dos ateliês. Os fotógrafos se configuram, desta maneira, como realizadores de algumas demandas sociais em voga.
References
AMAR, Jean-Pierre. História da fotografia. Lisboa: Edições 70, 2010.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas - Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.
BURKE, Peter. Testemunha ocular. História e imagem. Bauru: Edusc, 2004.
DECCA, Edgar de. O Nascimento das Fábricas. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.
FABRIS, Annateresa. Fotografia usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1991.
FREUND, Gisèle. Fotografia e Sociedade. Lisboa: Dom Quixote, 1986.
KOSSOY, Boris. Dicionário Histórico-Fotográfico Brasileiro. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2002.
KOSSOY, Boris. Fotografia e História. São Paulo: Editora Ática S. A., 1989.
KOSSOY, Boris. Fotografia e Memória: Reconstituição por meio da fotografia. In: SAMAIN, Etienne (Org). O Fotográfico. São Paulo: Senac, 2005.
KOSSOY, Boris. Realidade e Ficções na Trama Fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 1999.
LEITE, Marcelo Eduardo. Militão Augusto de Azevedo: um olhar sobre a heterogeneidade humana e social de São Paulo (Dissertação de Mestrado em Sociologia). Araraquara SP: UNESP, 2002.
LEITE, Marcelo Eduardo. Retratistas e Retratados no Brasil Imperial. Um estudo das fotografias carte de visite (Tese de doutorado). Campinas: Instituto de Artes da Unicamp, 2007.
LISSOVSKY, Mauricio; HEYNEMANN, Cláudia Beatriz; RAINHO, Maria do Carmo Teixeira (edição), Retratos modernos. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005, p. 205.
MACHADO, Arlindo. O quarto iconoclasmo e outros ensaios hereges. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001.
MAUAD, Ana Maria. Através da imagem: fotografia e história: Interfaces, 1996, Revista Tempo, vol.1 n. 2, p. 73-98.
MENDES, Descobrindo a fotografia nos manuais: América (1840-1880). In: FABRIS, Annateresa. Fotografia usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1991.
NEWHALL, Beaumont. Historia de La Fotografia. Barcelona: Gustavo Gilli, 2002.
PULTZ, John. La fotografía y el Cuerpo. Madri: Akal/Arte em Contexto, 1995.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.