Competência, Aprendizagem Colaborativa e Metodologias Ativas no Ensino Superior
Resumen
Apesar dos muitos estudos sobre o conceito de competência, ainda parece haver bastante o que se dizer sobre esse tema e suas inter-relações, se configurando como área de abrangência de pesquisa na atualidade. Este estudo visa apresentar algumas reflexões acerca da temática competência, no âmbito da aprendizagem colaborativa e das metodologias ativas que ocorrem em ambiente universitário. Ressalta a importância dos estudos teóricos acerca da aprendizagem, especialmente no que diz respeito às práticas pedagógicas que se constroem mediante estudos de autores clássicos a exemplo de Paulo Freire.
Citas
ARAÚJO, Ulisses F. Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo: Summus, 2009.
ASSOCIATION OF COLLEGE & RESEARCH LIBRARIES (ACRL). Normes sur les compétences informationnelles dans l’enseignement supérieur. Quebéc: ACRL, 2000. Disponível em <http://www.crepuq.qc.ca/IMG/pdf/normeacrl-web-03-05-v4.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2009.
BAUDRIT, Alain. L’apprentissasge coopératif: origines et évolutions d’une méthode pédagogique. Bruxelles: De Boeck & Larcier, 2005.
CAVALCANTE, L. E. et al. Competência em informação na área da Saúde. InCid: R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v.3, n.1, p. 87-104, jan./jun. 2012.
CRUZ, Carlos Henrique Carrilho. Competências e habilidades: da proposta à prática. 4 ed. São Paulo: Loyola, 2005.
FARIAS, Gabriela Belmont de. Competência em informação no ensino de biblioteconomia: por uma aprendizagem significativa e criativa . 183 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2014.
FREIRE, Paulo. Educação como prática libertadora. Rio de Janeiro: 1967.
______. Pedagogia da autonomia. 43 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
NÚCLEO MINERVA DA UNIVERSIDADE DE ÉVORA, 2001. Aprendizagem colaborativa assistida por computador. Disponível em: http://www.minerva.uevora.pt/cscl/ . Acesso em 06 de abril de 2015.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1999.
RAYNAULD, J. et al. Système de gestion de situations d’apprentissage et réforme d’enseignement au secondaire. Montreal: HEC, 2006.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 19 ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
ROEGIERS, Xavier. Une pédagogie de l’integration: compétences et intégration des acquis dans l’enseignement. 2 ed. Bruxeles: De Boeck & Larcier, 2004.
TARDIF, Jacques. L’évaluation des compétences: documenter les parcours de développement. Montréal: Chenelière Éducation, 2006.
TÉBAR, Lorenzo. O perfil do professor mediador: pedagogia da mediação. São Paulo: Editora Senac, 2011.
ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.