A informação no ambiente prisional

modelo de comportamento em informação de sujeitos encarcerados

Palavras-chave: Comportamento em informação, Comunidade carcerária, Necessidade em informação

Resumo

A informação é elemento fundamental em diferentes processos de inclusão social. Para tanto, devem-se considerar as particulariadades dos contextos de uso. Nesse sentido, este artigo visa discutir um conjunto de variáveis que condicionam as necessidades e o comportamento em informação de sujeitos que se encontram em cuprimento de pena em regime fechado. A partir disso, propõe um modelo que auxilie na compreensão do processo de remição de pena pela leitura. Considera que a comunidade carcerária é múltipla e a precariedade de recursos que permeiam este ambiente dificulta a implantação de projetos dessa natureza. O modelo possibilita a identificação de elementos a serem considerados nos estudos, no acompanhamento e na avaliação de comportamentos em informação de sujeitos encarcerados.

Biografia do Autor

Ana Karisse Valença Silva Azevedo, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5488353725613031

Marcos Aurélio Gomes, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto na Universidade Federal de Alagoas.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3704296766875413

Edivanio Duarte de Souza, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Associado na Universidade Federal de Alagoas.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5646522403599369

 

 

Publicado
2020-04-15
Como Citar
AZEVEDO, A. K. V. S.; GOMES, M. A.; SOUZA, E. D. DE. A informação no ambiente prisional: modelo de comportamento em informação de sujeitos encarcerados. Folha de Rosto, v. 6, n. 1, p. 14-29, 15 abr. 2020.
Seção
Artigos