Territorialização de um Epistemicídio

autoras/es brasileiras/os referenciadas/os nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil

  • Vitória Gomes Almeida Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Ermeson Nathan Pereira Alves Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Dávila Maria Feitosa da Silva Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Palavras-chave: Colonialidade do Saber, Pistemicídio, Produção Científica

Resumo

Analisa como as/os autoras/es brasileiras/os da Ciência da Informação estão sendo referenciadas/os nas disciplinas de fundamentos em Ciência da Informação, no que se refere tanto às referências básicas como complementares. A pesquisa faz uso das teorias decoloniais como instrumento analítico para o tratamento dos dados obtidos. Seu delineamento metodológico se caracteriza como bibliográfica, no que tange ao levantamento da literatura em Ciência da Informação e dos estudos coloniais, e se utiliza da perspectiva da pesquisa documental, através do levantamento de documentos primários dos programas das disciplinas em fundamentos de CI das pós-graduações brasileiras na área supramencionada. Dentre os 16 programas de disciplinas analisados, dos 16 programas de pós-graduação em CI do Brasil (Mestrado e Doutorado), observa-se que 75% das referências utilizadas se configuram como estrangeiras e apenas 25% são constituídas de referências nacionais. Destaca que a UFAL (45), UnB (46) e UNESP (39) foram às três principais universidades com o maior índice de referências estrangeiras, já no que se refere ao maior uso de referências nacionais a UFC (23) se destaca, seguida da UFSC (17) e da UDESC (15). No que tange às/os autoras/es brasileiras/os mais referenciadas/os, Carlos Alberto Ávila Araújo está em primeiro lugar, seguido de Lena Vânia Ribeiro Pinheiro, Marta Ligia Pomim Valentim e Hilton Japiassu, dois últimos empatados com o mesmo quantitativo de vezes que foram referenciadas/os. Conclui que é longa a trajetória de referências europeias e norte-americanas basilares nos programas de pós-graduação na CI brasileira e que é preciso que as produções brasileiras reafirmarem o seu lugar na ciência.

Biografia do Autor

Vitória Gomes Almeida, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Professora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Doutoranda e Mestre em Ciência da Informação, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharela em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri (UFC/Cariri).

Ermeson Nathan Pereira Alves, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestre em Ciência da Informação (UFPE). Doutorando em Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Dávila Maria Feitosa da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestra em Biblioteconomia (UFCA). Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Integrante do Alaye - laboratório de pesquisa em informação antirracista e sujeitos informacionais.

Referências

ARBOIT, Aline Elias. O processo de consolidação da Ciência da Informação no Brasil: a realidade concreta expressa pelas instituições científicas. Orientador: Leilah Santiago Bufrem. 2010. 185 f. Dissertação (Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.
ARBOIT, Elis Arboit; BUFREM, Leilah Santiago; MOREIRO-GONZÁLEZ, José Antonio. A produção brasileira em ciência da informação no exterior como reflexo de institucionalização científica. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 7, n. 2, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pci/v16n3/05.pdf. Acesso em: 28 out. 2020.
ARAUJO, Carlos Alberto Ávila. Fundamentos da ciência da informação: correntes teóricas e o conceito de informação. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 4, p.57-79, 2014.
ARAUJO, Carlos Alberto Ávila. O que é Ciência da Informação. Belo Horizonte: KMA, 2018.
AZEVEDO, Alexander Willian. Perspectivas da produção científica sobre epistemologia da ciência da informação no âmbito do enancib. Ciência da Informação em Revista, v. 6, n. 3, p. 66-80, 2019. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/134730. Acesso em: 28 out. 2020.
BUFREM, Leilah Santiago. A prática da pesquisa e os quadros teóricos concorrentes no campo de produção científica em Ciência da Informação. P2P & INOVAÇÃO. Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 35-58, set./fev. 2018. Disponível em: http://revista.ibict.br/p2p/article/view/3983/3314. Acesso em: 18 jul. 2020.
DUSSEL, Enrique. Meditações anti-cartesianas: sobre a origem do anti-discurso filosófico da modernidade-Parte I. Filosofazer (impressa), v. 46, n. 1, 2016.
KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
GOMES, Hagar Espanha. Experiência do IBBD em programas de pós-graduação. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p.13-26, mar. 1974.
GROSFOGUEL, Ramón. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Soc. Estado., Brasília, v. 31, n. 1, p. 25-49, Abr 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922016000100025. Acesso em: 6 set, 2020.
HALL, Stuart. Representation: cultural representations and signifying practices. London: Sage, 2003.
HOOKS, Bell. Talking back: thinking feminist, talking black. Boston: South End Press, 1989.
MIGNOLO, Walter. The Decolonial Option. In: Mignolo, Walter; Walsh, Catherine E. On decoloniality: concepts, analytics, praxis. Durham: Duke University Press, 2018.
PINHEIRO, Renatha James Diógenes. Mapeamento do conceito de informação: um estudo bibliométrico nos periódicos TransInformação e Perspectivas em Ciência da Informação. 2009. 158 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciência da Informação) – Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, PUC Campinas, 2009.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Autêntica, 2019.
SANTOS, Boaventura de Souza. Pela Mão de Alice: o social e político na pós modernidade. São Paulo: Cortez Editora, 1995.
SARACEVIC, Tefko. Ciência da Informação: origem, evolução e relações. Perspec. Ci. Inf., Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996.
SILVA, Jonathas Luiz Carvalho da; FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo. Ciência da Informação brasileira e a pós-graduação: perspectivas históricas e múltiplas identidades. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015.
SEGATO, Rita. La crítica de la colonialidad em ocho ensayos: y una antropología por demanda. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Prometeo Libros, 2018.
WALSH, Catherine E. Decoloniality in/as Praxis. In: MIGNOLO, Walter; WALSH, Catherine E. On decoloniality: concepts, analytics, praxis. Durham: Duke University Press, 2018.
Publicado
2021-06-15
Como Citar
ALMEIDA, V. G.; ALVES, E. N. P.; SILVA, D. M. F. DA. Territorialização de um Epistemicídio: autoras/es brasileiras/os referenciadas/os nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil. Folha de Rosto, v. 7, n. 1, p. 9-27, 15 jun. 2021.
Seção
Artigos