Concepções sobre políticas para implantação de bibliotecas universitárias
uma proposta para os cursos de Graduação e Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará
Resumen
Trata sobre concepções de políticas públicas para implantação de bibliotecas universitárias. Tem como problema o seguinte ponto de partida: de que maneira é possível propor estratégias para a implantação de uma biblioteca universitária integrando graduação e pós-graduação? Desta maneira, o objetivo principal é o de investigar perspectivas de proposição e implantação da biblioteca universitária considerando a realidade dos Programas de Pós-Graduação Acadêmico e Profissional em Avaliação de Políticas Públicas e o Curso de Graduação em Gestão de Políticas Públicas, todos da Universidade Federal do Ceará. Como objetivos específicos têm-se os de descrever fundamentos que caracterizam políticas públicas para o ensino superior brasileiro; discutir sobre perspectivas e estratégias de políticas públicas desenvolvidas para as bibliotecas universitárias; identificar aspectos e categorias que promovem implantação a estruturação de bibliotecas universitárias e, seu produto final, a proposição de um manual para implantação de uma biblioteca universitária que atenda ao Curso de Graduação em Gestão de Políticas Públicas e aos Programas de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas. O referencial teórico foi embasado fundamentalmente pelas políticas públicas para a educação superior, bem como para as bibliotecas universitárias. Também foi discutido sobre os fundamentos para o planejamento e implantação de uma biblioteca universitária. A metodologia constituída quanto aos fins é descritiva, quanto aos meios é revisão bibliográfica, quanto ao tratamento dos dados como quantitativa e qualitativa, por meio de observação participante. Sobre a técnica de coleta de dados foram aplicados questionários com alunos e professores, e realizada entrevistas semiestruturadas com os coordenadores e a diretora do centro vinculado aos cursos, além dos diretores do Sistema de Bibliotecas da UFC. Conclui-se que a pesquisa estabelece mecanismos para a implantação de bibliotecas pautadas nos seguintes elementos: planejamento estratégico voltado à constituição de bibliotecas universitárias de instituições públicas; gestão da biblioteca através do desenvolvimento de pessoal, acervo, produtos, serviços, tecnologias da informação e comunicação; dinamização dessas ações através de práticas de pesquisa, mediação e competência em informação. Esses mecanismos objetivam a implantação de uma biblioteca universitária para o curso e os programas analisados, bem como para interessados acadêmicos de outras universidades.
Citas
OLIVEIRA, Rebecca Maria de Freitas Sousa. Concepções sobre políticas para implantação de bibliotecas universitárias: uma proposta para os cursos de Graduação e Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará. Orientação: Jonathas Luiz Carvalho Silva. 2018. 211 f. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia) – Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia, Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Norte-CE, 2018. Disponível em: http://sites.ufca.edu.br/ppgb/wp-content/uploads/sites/20/2019/06/OLIVEIRA_Concenp%C3%A7%C3%B5es-sobre-pol%C3%ADticas-para-implanta%C3%A7%C3%A3o-de-bibliotecas_2018.pdf. Acesso em: 03 jan. 2022.
Derechos de autor 2022 Folha de Rosto
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.